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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-13082020-132634
Documento
Autor
Nome completo
João Lorandi Demarchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Scifoni, Simone (Presidente)
Christofoletti, Rodrigo
Kruppa, Sonia Maria Portella
Leal, Claudia Feierabend Baeta
Título em português
Referências culturais da escola, na escola: contribuições do Projeto Interação para a educação patrimonial
Palavras-chave em português
Educação patrimonial
Patrimônio cultural
Paulo Freire
Projeto Interação
Referências culturais
Resumo em português
Os anos 2000 assistiram a uma revisão do lugar da educação patrimonial dentro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As diretrizes estabelecidas para esse campo, a partir de então, foram no sentido de se afastar da metodologia apresentada pelo Guia Básico de Educação Patrimonial, em 1999, outrora estimulada pelo próprio instituto, aproximando-se da noção de referências culturais como conotação para o patrimônio. Com o alargamento da noção de patrimônio devido a diversos fatores, tais como a Constituição de 1988 e a criação da tipologia do patrimônio imaterial, aquilo que era entendido como educação patrimonial foi ressignificado. Nesse movimento, o Projeto interação entre a educação básica e os diferentes contextos culturais existentes no país (1982-1986) foi revisitado e apropriado como uma experiência potente para inspirar as práticas educativas com patrimônio cultural hoje em dia. Esta pesquisa, tem como objetivo estudar em perspectiva o campo da EP, compreendendo suas transformações conceituais e práticas. Para elucidar esse esforço de compreensão do campo interdisciplinar da EP, os conceitos desenvolvidos por Marilena Chaui e Paulo Freire, intelectuais atentos às questões da sociedade brasileira, são essenciais. Para compreender quais foram os embasamentos do Projeto Interação e como ele funcionou, fez-se levantamento documental no Arquivo do IPHAN em Brasília e entrevistas. Ao fim, a análise desenvolvida permitiu refletir sobre princípios de Paulo Freire que contribuem para as práticas e a política de uma EP transformadora, a partir do patrimônio-gerador.
Título em inglês
Cultural references of the school, at school: contributions from the Projeto Interação for heritage education
Palavras-chave em inglês
Cultural heritage
Cultural references
Heritage education
Paulo Freire
Projeto Interação
Resumo em inglês
The 2000s saw a review of the place of heritage education within the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. The guidelines established for this field, since then, were to move away from the methodology presented by the Guia Básico de Educação Patrimonial, in 1999, once stimulated by the institute itself, approaching the notion of cultural references as a connotation for heritage. With the widening of the notion of heritage due to several factors, such as the 1988 Constitution and the creation of the typology of intangible heritage, what was understood as heritage education has been reframed. In this movement, the Projeto interação entre a educação básica e os diferentes contextos culturais existentes no país (1982-1986) was revisited and appropriate as a powerful experience to inspire educational practices with cultural heritage today. This research aims to study the field of heritage education in perspective, understanding its conceptual and practical transformations. To elucidate this effort to understand the interdisciplinary field of heritage education, the concepts developed by Marilena Chaui and Paulo Freire, intellectuals attentive to the issues of Brazilian society, are essential. In order to understand what the Projeto Interação was based on and how it worked, a documentary survey was made at the IPHAN Archive in Brasília and interviews. In the end, the analysis developed allowed us to reflect on Paulo Freire's principles that can contribute to the practices and policy of a transformative heritage education, based on the generator-heritage.
 
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Data de Publicação
2020-08-13
 
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