• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-12122012-091930
Documento
Autor
Nome completo
Maria Ediney Ferreira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Sousa Neto, Manoel Fernandes de (Presidente)
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Loureiro, Maria Dulcinéa da Silva
Título em português
O nordeste nos livros didáticos de geografia de 1905-1950
Palavras-chave em português
Geografia Escolar
Livro didático
Região Nordeste do Brasil
Representação
Resumo em português
Esta pesquisa surge como possibilidade de investigação sobre como determinadas ideias passaram a ser atreladas a esta região do país, a partir dos livros didáticos de geografia. Buscando problematizar na da região Nordeste os motivos que acabaram por dar conformação a um conjunto de imagens e discursos que passam a configurar uma determinada representação sobre este recorte espacial. Em alguns casos, tomadas como essência deste espaço. No sentido de entender o que ainda se fazia presente nestes discursos, busquei revisitar o passado, reconhecendo que a compreensão deste recorte espacial passa necessariamente pelo resgate da complexidade histórica que envolve sua existência. A pesquisa prioriza a metade da década do século XX, mais precisamente de 1905, ano no qual Said Ali sugere no livro didático Geografia Elementar uma divisão do Brasil, onde dentre as porções encontramos Brasil de Nordeste e prosseguimos até 1950, data onde as discussões sobre o Nordeste se intensificam. Os livros didáticos surgem como fontes para esta apreensão, já que possibilitam perceber o que foi enunciado como sendo o Nordeste em um dado período da história da geografia escolar. Pensar na construção e consolidação de uma região como o Nordeste, atrelado a determinadas representações que possibilitaram o surgimento e a repetição de discursos assertivos, requer ter em mente os interesses em jogo a cada nova configuração desta região, a cada novo acontecimento. Espera-se que as análises e conclusões ora apresentadas neste trabalho contribuam para as novas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por estudiosos e acadêmicos sobre o livro didático de geografia, bem como o Nordeste. Servindo de estimulo no desenvolvimento de novos conhecimentos, principalmente àqueles que têm como foco a história da geografia enquanto disciplina escolar.
Título em inglês
The Northeast in Geography textbooks from 1905 to 1950
Palavras-chave em inglês
Geography
Northeast Region of Brazil
Representation
Textbooks
Resumo em inglês
This research emerges as a possibility to understand how some ideas came to be linked to this region of the country, in the geography textbooks. In seeking to define the set of images and discourses passing to set up a particular representation of this region. In some cases taken as the essence of this region. In order to understand what was still present in these speeches I tried to revisit the past. Understand this spatial area necessarily involves the rescue of historical complexity that surrounds their existence. The research emphasizes the mid-twentieth century, precisely in 1905, the year in which Said Ali writes the textbook "Elementary Geography, where describes the division of Brazil. In its his division we found the portion "of Northeast Brazil. Analyzed until 1950, years marked by intense debates over the Northeast. Textbooks appear as sources for this apprehension, as possible realize what was stated as being the Northeast in a given period of history of school geography. Thinking in the consolidating a region like the Northeast, attached to certain representations that allowed the emergence and repetition of speeches assertive requires understand the interests at stake in each new setting of this region, each new event. It is hoped that the analyzes and conclusions presented here in this work contribute to new research being carried out by scholars and academics on the textbook of geography as well as the Northeast. Serving as a stimulus in the development of new knowledge, especially those that focus on the history of geography as a school subject.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-12-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.