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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-10122020-222929
Documento
Autor
Nome completo
Pablo Kehoma Costa Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Girotto, Eduardo Donizeti (Presidente)
Fonseca, Fernanda Padovesi
Francischett, Mafalda Nesi
Juliasz, Paula Cristiane Strina
Título em português
Relações entre cartografia escolar e raciocínio geográfico: estudo de caso em uma escola da rede estadual de São Paulo
Palavras-chave em português
Cartografia
Escola
Raciocínio Geográfico
Resumo em português
O presente trabalho discute as relações entre a cartografia escolar e o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Partimos da premissa que os estudantes desenvolvem raciocínios geográficos antes de entrarem na escola, sendo que o ensino de geografia pode contribuir na ampliação de tais raciocínios, tendo a cartografia escolar como importante linguagem mediadora dos processos de ensino-aprendizagem. Em nossa perspectiva, raciocínios geográficos mais complexos são aqueles que possibilitam aos estudantes o entendimento da localização, distribuição e correlação de fenômenos espaciais, a partir da apropriação de conceitos e linguagens geográficas e da articulação de variáveis em diferentes escalas espaço-temporais. Para avaliar esta relação entre cartografia escolar e raciocínios geográficos, foram elaboradas situações de aprendizagem para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Chediak, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. A sequências foram desenvolvidas entre abril e outubro de 2019. Os resultados reforçaram a premissa de que os estudantes já desenvolvem raciocínios geográficos antes de entrarem na escola, uma vez que já construíam hipóteses e argumentos, a partir duas vivências, para entender os desafios e problemas propostos nas aulas. Com o desenvolvimento das situações de aprendizagem, mediadas pela linguagem cartográfica muitos estudantes conseguiram construir interpretações complexas da realidade, correlacionando mais de duas variáveis e utilizando conceitos geográficos. Além disso, foi possível verificar que raciocínio geográfico e a cartografia escolar mantem uma relação dialética e não dual. A apropriação da linguagem cartográfica contribui para o desenvolvimento de raciocínios geográficos mais complexos que, por sua vez, possibilitam novas apropriações e usos da linguagem cartográfica.
Título em inglês
Relationships between school cartography and geographical reasoning: case study in a school in the state of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Cartography
Geographic reasoning
School
Resumo em inglês
The present work discusses the contributions that school cartography has to the development of geographic reasoning. We start from the premise that students develop geographic reasoning before entering school, and the teaching of geography can contribute to the expansion of such reasoning, with school cartography as an important mediating language of the teaching-learning processes. In our perspective, more complex geographic reasonings are those that enable students to understand the location, distribution and correlation of spatial phenomena, based on the appropriation of geographical concepts and languages and the articulation of variables at different spatiotemporal scales. To assess this relationship between school cartography and geographic reasoning, learning situations were developed for students in the sixth year of elementary school at the José Chediak State School, located on the east side of the city of São Paulo. The sequences were developed between April and October 2019. The results reinforced the premise that students already develop geographic reasoning before entering school, since they already built hypotheses and arguments, starting from two experiences, to understand the challenges and problems proposed in classes. With the development of learning situations, mediated by the cartographic language, many students were able to build complex interpretations of reality, correlating more than two variables and using geographical concepts. In addition, it was possible to verify that geographic reasoning and school cartography maintain a dialectical and not a dual relationship. The appropriation of cartographic language contributes to the development of more complex geographical reasoning, which, in turn, enables new appropriations and uses of cartographic language.
 
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Data de Publicação
2020-12-10
 
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