• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1992.tde-09122022-123717
Documento
Autor
Nome completo
João Rua
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Vesentini, Jose William (Presidente)
Andre, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Oliveira, Ariovaldo Umbelino de
Título em português
Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de geografia e o livro didático
Palavras-chave em português
Geografia humana
Livro didático
Professores
Resumo em português
A construção do conhecimento nao e privilégio da universidade ou dos institutos de pesquisa. Ela ocorre, também, no cotidiano escolar sempre que houver reflexão crítica e analise do individuo como agente social (sujeito da própria história). Esse conhecimento, realizado na escola (nao apenas aí), levara o aluno a uma auto-construção onde a sua autonomia como ser pensante se manifestara. Para que a educação seja um processo continuo, permanente, criativo e de construção coletiva, e necessario que o professor perceba a dimensão política do ato pedagogico, isto e, que sinta vontade de transformar a realidade a partir da criação de novos indivíduos para nela interferir. O professor deve atuar como intelectual orgânico. O professor deve se tornar autonomo em relação aos conteudos adquiridos na universidade e nos livros didáticos que passarão a ser revistos e criticados. O proprio professor (e os autores didáticos) podem apresentar idéias que subvertam o processo educacional. Uma delas e a que repousa na mudanca das relacoes entre o professor, o livro didatico e o aluno como parte de uma guerra de posições contra a ideologia dominante. Para mim, e um dos pontos de partida para uma mudança que redunde numa menor subordinação do professor (e do aluno) ao saber instituído
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1992_JoaoRua.pdf (4.45 Mbytes)
Data de Publicação
2022-12-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.