• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1992.tde-09122022-123717
Documento
Autor
Nombre completo
João Rua
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1992
Director
Tribunal
Vesentini, Jose William (Presidente)
Andre, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Oliveira, Ariovaldo Umbelino de
Título en portugués
Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de geografia e o livro didático
Palabras clave en portugués
Geografia humana
Livro didático
Professores
Resumen en portugués
A construção do conhecimento nao e privilégio da universidade ou dos institutos de pesquisa. Ela ocorre, também, no cotidiano escolar sempre que houver reflexão crítica e analise do individuo como agente social (sujeito da própria história). Esse conhecimento, realizado na escola (nao apenas aí), levara o aluno a uma auto-construção onde a sua autonomia como ser pensante se manifestara. Para que a educação seja um processo continuo, permanente, criativo e de construção coletiva, e necessario que o professor perceba a dimensão política do ato pedagogico, isto e, que sinta vontade de transformar a realidade a partir da criação de novos indivíduos para nela interferir. O professor deve atuar como intelectual orgânico. O professor deve se tornar autonomo em relação aos conteudos adquiridos na universidade e nos livros didáticos que passarão a ser revistos e criticados. O proprio professor (e os autores didáticos) podem apresentar idéias que subvertam o processo educacional. Uma delas e a que repousa na mudanca das relacoes entre o professor, o livro didatico e o aluno como parte de uma guerra de posições contra a ideologia dominante. Para mim, e um dos pontos de partida para uma mudança que redunde numa menor subordinação do professor (e do aluno) ao saber instituído
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1992_JoaoRua.pdf (4.45 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-12-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.