• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.1991.tde-09122022-123046
Document
Author
Full name
Delacir Aparecida Ramos Poloni
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1991
Supervisor
Committee
Oliveira, Ariovaldo Umbelino de (President)
Bray, Silvio Carlos
Palheta, Iraci Gomes de Vasconcelos
Title in Portuguese
Escola rural no contexto da agricultura paulista: uma escola desejada
Keywords in Portuguese
Geografia humana
Plantas cultivadas
Abstract in Portuguese
Existem alguns temas que são frequentemente debatidos e estudados na área de educação, um deles e a problemática da escola rural e a escolarização da população do campo. Para estudar a problemática da escola rural temos que analisar criticamente a situação do homem do campo que está sujeito as leis do capital, e os alunos desta escola são resposta e reflexo das transformações que ocorrem no meio rural, expondo-se a dinâmica socio-econômica do setor agrícola. Este estudo enfatizara as alterações sofridas pela escola rural a partir das transformações da agricultura paulista, tentando mostrar a vinculação da política educacional com o desenvolvimento da agricultura e com interesses envolvidos no período 1950-1980. A preocupação também se volta para as culturas agrícolas, periodicidade e sazonalidade; organização e funcionamento da escola rural - adequação ou inadequação curricular, formação e uso da mão-de-obra infantil e na adequação ou não dos termos da relação ou razão aluno-escola; ensino-trabalho; ensino vida. As regiões pesquisadas foram: Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Ribeirão Preto, Araçatuba e Presidente Prudente
Title in English
Not available
Keywords in English
Not available
Abstract in English
Not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2022-12-09
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.