• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-09112021-220936
Documento
Autor
Nome completo
Maria Rita de Castro Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Sousa Neto, Manoel Fernandes de (Presidente)
Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Cacete, Nuria Hanglei
Martins, Maria do Carmo
Título em português
Seção São Paulo da AGB e o Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): uma história do saber escolar
Palavras-chave em português
AGB
Periódicos
Saber escolar
Seção São Paulo
Resumo em português
O objetivo desta pesquisa consistiu em uma compreensão histórica dos posicionamentos do saber escolar na Seção São Paulo da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), de 1949 até 1987. Com a criação dos primeiros cursos de formação de professores de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), fundaram a AGB, sendo uma instância aglutinadora de pessoas interessadas pelo conhecimento geográfico com caráter acadêmico. Em 1945, a entidade passou por uma reforma estatutária, com objetivo de irradiar a sua atuação pelo território brasileiro, quando criaram a Seção Regional São Paulo. Em 1949, essa seção lançou o Boletim Paulista de Geografia (BPG), no qual circulavam e se divulgavam os conhecimentos, as práticas e os valores da entidade. Na década de 1970, impulsionados por demandas do contexto político e social do país, ocorreram tensionamentos que levaram a mudanças epistemológicas e políticas que fizeram AGB romper com a sua estrutura estritamente acadêmica. Assim, passaram a emergir outras pautas, como o saber escolar, possibilitando o primeiro evento temático da associação, que ocorreu em 1987, conhecido como Fala Professor. O recorte temporal compreende o início do BPG, que foi a principal fonte desta pesquisa. Nele circularam e estão registradas as concepções geográficas e educacionais das diferentes diretorias da Seção paulista ao longo de vários anos. Já o ano de 1987 foi quando ocorreu o I Fala Professor, momento em que houve um reposicionamento do saber escolar na entidade. Utilizou-se como referencial Ivor Goodson (1990, 2001, 2018) no que concerne seus estudos de caráter sócio-histórico da disciplina escolar e Horácio Capel (1977, 1989, 1999) para compreender a história das associações científicas. Na trajetória da entidade, a princípio a sua preocupação com o saber escolar era colocá-lo em conformidade com os preceitos teórico-metodológicos da Geografia Moderna. Com as mudanças epistemológicas e políticas, a AGB se tornou um lugar de aglutinação de professores da rede básica, estudantes e acadêmicos para representar e realizar enfrentamento político em relação ao ensino de Geografia no país.
Título em inglês
São Paulo Section of the Association of Brazilian Geographers (AGB) and the Boletim Paulista de Geografia (1949-1987): a history of school knowledge
Palavras-chave em inglês
AGB
Periodicals
São Paulo Section
School knowledge
Resumo em inglês
The object of is the research consisted of a historical understanding of the positions of school knowledge in São Paulo Section of the Association of Brazilian Geographers (AGB), from 1949 to 1987. With the creation of the first Geography teacher training courses at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo (FFCL-USP), founded the AGB, being a uniting instance of people interested in geographic knowledge with academic character. In 1945, the entity underwent a statutory reform, with the objective of spreading its activities throughout the Brazilian territory, when they created the São Paulo Regional Section. In 1949, this section launched Boletim Paulista de Geografia (BPG), in which circulated and were published the knowledge, practices and the organization's values. In the 1970s, driven by demands of political and social context of the country, there were tensions that led to epistemological and political changes that made AGB break with its strictly academic structure. So another agendas begin to emerge, the school knowledge, enabling the first thematic event of the association, which occurred in 1987, known as Fala Professor. The time frame comprises the beginning of BPG, which was the main source of this search. In it circulated and are registered the geographical and educational conceptions of the different boards of São Paulo Section over several years. The year of 1987 was when the first Fala Professor ocurred, time in which there was a repositioning of school knowledge in the entity. Ivor Goodson (1990, 2011, 2018) was used as a reference regarding his studies of socio-historical character of the school discipline and Horácio Capel (1977, 1989, 1999) to understand the history of scientific associations. In the course of the entity, at first its concern with school knowledge was to put it in conformity with the theoretical-methodological precepts of Modern Geography. With the epistemological and political changes, the AGB has become a place of assemblage of teachers from the basic education, students and academics to represent and carry out political confrontation in relation to the teaching of geography in the country.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-11-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.