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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-05052023-103942
Documento
Autor
Nome completo
José Roberto Goés Barroso
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Scarlato, Francisco Capuano (Presidente)
Buitoni, Marísia Margarida Santiago
Yazigi, Eduardo Abdo
 
Título em português
Cenários e implicações sócio-espaciais do Rodoanel Mário Covas
Palavras-chave em português
Cenários
Conurbaçâo
Lugar
Metrópole
Moradia
Resumo em português
Este trabalho é um estudo teórico-empírico que aborda o processo de constituição e adensamento da mancha urbana da RMSP a partir de um dos seus novos elementos estruturadores: o Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas. Neste sentido, o autor analisa criticamente o processo de metropolização da Grande São Paulo, com destaque ao período de 1997 (anúncio oficial do empreendimento) a 2004. A partir deste elemento e de suas mediações fundamentais (sociedade civil, natureza, Estado, empresas de logística, entre outras) procura-se reconstruir o movimento da Formação Econômica Social e Espacial de São Paulo. Mesmo sendo um processo ainda embrionário e uma análise restrita a um segmento significativo, procuram-se indicadores que possam projetar futuras mudanças e cenários na evolução da mancha urbana metropolitana, introduzidas ou induzidas pelo poder urbanizador deste trecho do 'anel viário de contorno à RMSP'. A metrópole é abordada a partir de uma análise que privilegia seus múltiplos fixos e fluxos. Desta maneira, emergem nesta análise alguns eixos temáticos fundamentais:a) As implicações sociais do processo de implantação da rodovia em determinadas porções da conurbação Osasco x Carapicuíba. Destacam-se os processos sociais e espaciais vivenciados por grupos de moradores reassentados, protagonistas marginalizados da ideologia da 'via expressa de passagem';b) O movimento de transferência de alguns importantes CD's (Centros de Distribuição) e outros fixos do capital produtivo hegemônico e a mercantilização do espaço imprimida pelo setor imobiliário;c) As implicações ambientais do processo de implantação da rodovia ao longo da sub-bacia do Ribeirão )Carapicuíba;d) A ação do Poder Público através da DERSA, indutora de novos fluxos e fixos em áreas periféricas da metrópole.Em um contexto onde o planejamento urbano oficial muitas vezes desconsidera ou trata como unidades matemáticas o habitante e a natureza, torna-se extremamente relevante o resgate dos amplos sentidos humanos e ambientais do território
 
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Conurbation
Habitation
Metropolis
Place
Sceneries
Resumo em inglês
This work is a theoretical-empiric study that broaches the formation and densification process of Sao Paulo Metropolitan Region (SPMR) urban area, from one of its new structuring elements: the western section of Mário Covas peripheral freeway. In this sense, the author critically analyzes the metropolization process of Great Sao Paulo, especially the period from 1997 (official announcement of the enterprise) to 2004. Starting from this element and of its fundamental mediations (society, nature, State, logistics companies, among others), this study tries to rebuild the movement of Sao Paulo's Social, Territorial, and Economical Formation.Although still being an embryonic process and the analysis being restricted to a significant segment, indicators are sought that could project future changes and sceneries in the evolution of the metropolitan urban area, introduced or induced by the urbanizing power of this section of the 'outline ring to SPMR'.The metropolis is approached from an analysis that privileges its multiple fixtures and flows. In this manner, some fundamental thematic axes emerge in this analysis:a) The social implications of the highway establishment process in certain portions of the Osasco x Carapicuíba conurbation. The social and space processes lived by groups of re-settled residents, marginalized protagonists of the 'express passageway´ ideology;) The transfer movement of some important DC's (Distribution Centers) and other fixtures of the hegemonic productive capital and the commercialization of space by the real estate sector;c) The environmental implications of the highway establishment process along the sub-basin of Carapicuíba stream;d) The authorities' action through DERSA (State Road Department), inducer of new flows and fixtures in the metropolis' peripheral areas.In a context where the official urban planning frequently disrespects or treats the inhabitant and nature as mathematical units, the recovering of the territory's wide human and environmental senses becomes extremely relevant
 
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Data de Publicação
2023-05-05
 
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