• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-03082020-123634
Documento
Autor
Nombre completo
Brunna D'Luise Turato Lotti Alves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Girotto, Eduardo Donizeti (Presidente)
Alves, Gloria da Anunciação
Giordani, Ana Claudia Carvalho
Soares, Marcos de Oliveira
Título en portugués
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
Palabras clave en portugués
Cotidiano
Mídias
Raciocínio Geográfico
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades dos usos didáticos de diferentes mídias para o ensino de Geografia, indagando se as mesmas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos, a fim de que as sequências didáticas desenvolvidas se tornem uma tentativa de disputa do currículo na docência. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas diferentes em três escolas públicas: duas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma no município de Caieiras e outra em Franco da Rocha) e outra localizada no município de Campinas. Além disso, buscando analisar de que maneira o cotidiano dos alunos destas unidades escolares pode ser utilizado na sala de aula. Para isso, foram adotados como procedimentos metodológicos: as reflexões de Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, entre outros e a análise das sequências didáticas aplicadas nas aulas de Geografia, discutindo as impressões dos alunos acerca dos temas em questão. A partir do estudo, foi possível perceber que o uso de mídias nas aulas possibilitou aos alunos pensarem a Geografia e desenvolver o raciocínio geográfico a partir de diversas linguagens presentes em seu cotidiano deles como, por exemplo, as séries La Casa de papel, Game of Thornes e também uma leitura diferente do seu próprio bairro.
Título en inglés
Media, everyday life and geographical thinking: an analysis of didactical sequences in high school classes
Palabras clave en inglés
Everyday life
Geographical thinking
Media
Resumen en inglés
This work has the objective of discussing the possibilities of didactic use of diferent media for teaching Geography, investigating if these can contribute to the development of geographical thinking by the students, so that the didactic sequences developed become an attempt to dispute the curriculum. Didactic sequences were developed in three different public schools, two in the metropolitan region of São Paulo (in the municipalities of Caieiras and Franco da Rocha) and another in the municipality of Campinas. Beyond this, we seek to analyze in which way the students everyday life can be used in the classroom. For this, the methodological procedures were: The reflections of Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, among others and the analysis of didactic sequences applied to Geography classes, discussing the impressions of students on the given themes. From this study it was possible to perceive that the use of media in the classroom allows the students to think of Geopgraphy and develop the geographical thinking from a diversity of languages in their everyday life, for example the series La Casa de Papel, Game of Thrones and a view of their own neighborhood.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-08-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.