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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-02072014-132435
Documento
Autor
Nombre completo
Emerson Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Alves, Gloria da Anunciacao (Presidente)
Azevedo, Sandra de Castro de
Dozena, Alessandro
Francesconi, Lea
Scarlato, Francisco Capuano
Título en portugués
Processos criativos em Geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas
Palabras clave en portugués
Arte
Avaliação
Criatividade
Ensino de geografia
Estágio
Formação
Instalação geográfica
Resumen en portugués
Esta pesquisa realiza-se diante do processo de construção do conhecimento. Tratase de uma metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas, aplicada no estágio supervisionado para a formação de professores na Universidade Regional do Cariri (URCA), Ceará. Para o ensino de Geografia definimos a instalação geográfica como uma forma de representação de um conteúdo geográfico pesquisado e trabalhado criativamente com signos e símbolos aplicados sobre materiais produzidos ou não pelo homem. Essa instalação pode ser montada na escola/universidade ou para além de seus muros atingindo uma dimensão social. A instalação também é uma forma de expressão artístico-geográfica que ao ser trabalhada no Ensino de Geografia, integrada aos conceitos geográficos e ao currículo, pode apresentar como um eixo importante para processo de avaliação de ensino e aprendizagem. Tendo a pesquisa e a criatividade como elementos essenciais para a formação de professores em geografia, a necessidade de pensar a educação e novas práticas pedagógicas em geografia atravessa os caminhos da pesquisa, como da prática levando o aluno a um exercício didático pedagógico, criativo geográfico e artístico para uma possível transformação do professor do aluno e da sala de aula.
Título en inglés
Creative processes in Geography: classroom methodology and evaluation through geographic installations
Palabras clave en inglés
Art
Creativity
Education
Evaluation
Geographic installation
Geography teaching
Teacher training
Resumen en inglés
This research is carried out in the face of the process of knowledge construction. It is a classroom methodology and evaluation strategy through geographic installations applied to the supervised training of teachers at Universidade do Cariri (URCA), Ceará. For geography teaching, we define geographic installation as a form of representing geographic content that is studied and worked creatively through signs and symbols and applied to materials produced by humans or not. An installation can be assembled at school or university or beyond its walls reaching a social dimension. The installation is also a form of artistic-geographic expression that can present an important axis for the evaluation process of teaching and learning when produced for geography teaching and integrated with geographic concepts and the curriculum. Taking research and creativity as essential elements for the training of teachers in geography, the need to think about education and new pedagogical practices in geography crosses the path of both research and practice, leading the student to a didactic-pedagogical exercise, a creative form that is geographical and artistic for a possible transformation of the student's teacher and the classroom.
 
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Fecha de Publicación
2014-07-02
 
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