• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2002.tde-02012023-103348
Document
Auteur
Nom complet
Nilo Américo Rodrigues Lima de Almeida
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Souza, Maria Adélia Aparecida de (Président)
Damiani, Amelia Luisa
Silveira, Maria Laura
Titre en portugais
Do território dos sentidos ocupados à sintonia com o entorno: um canto para a música na geografia?
Mots-clés en portugais
Cultura
Geografia
Música popular
Trabalho musical
Uso do território
Resumé en portugais
Este trabalho é uma aproximação entre a Geografia como disciplina e a música popular de canção, no Brasil e no Município de São Paulo. A concepção de Geografia e música não é uma simples localização de regionalizada de gêneros musicais, nem tampouco uma descrição do fenômeno musical em si mesmo. A música sempre é analisada em seus possíveis contextos sócio-espaciais, e como tal, tenta-se dar conta do conceito de 'uso do território' cunhado pelo geógrafo Milton Santos. O uso do território consistiria em sistemas de objetos inseparáveis de sistemas de ação. Neste caso, a música (evento musical), ou melhor, sua execução, propagação, difusão, sua fixação em suportes são analisados como contextos socioespaciais. No conceito de 'formação sócioespacial', analisa-se o papel da indústria cultural e do Estado brasileiro como vetores organizativos do 'evento' musical. Analisam-se, também, as diferenças destes vetores em relação à densidade cultural e o entorno sobre o qual a cultura se cria e se produz. No primeiro momento do trabalho, realiza-se uma genealogia no sentido de captar de que maneiras as geografias (acadêmicas ou genéricas) tentaram e tentam esta aproximação com o evento musical. Discute-se, posteriormente, alguns conceitos internos à disciplina e de que modo estes conceitos poderiam ser elementos fundadores da análise proposta. Na segunda parte do trabalho, discute-se os diferentes usos do território no contexto do evento musical no Brasil, em geral, e no município de São Paulo
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Culture
Geography
Musical work
Popular music
Use of the territory
Resumé en anglais
This work is an approach between Geography as a subject and the popular music, in Brazil and in the city of São Paulo. The conception of Geography and music is neither a simple regionalised location of kinds of music, nor a description of music phenomena itself. Music is always analysed in its possible social-spatial contexts, and as such ít is an attempt to account for the concept of "use of the territory" coined by the geographer Milton SANTOS. The use of the territory would consist of systems of objects that are inseparable from systems of actions. In this case, music (musical event), that is, its execution, broadcasting and recording, are analysed as socio-spatial contexts. In the concept "social-spatial formation" the role of cultural industry and Brazilian State are analysed as organizacional vectors of the musical "event", and the differences between these vectors related to the Cultural density and the location where it is born. First, a genealogy in order to grasp how the two geographies (academic or generic) have tried and still try this closeness to the musical event is carried out. Subsequently some inner geographical concepts are discussed, so these concepts could be basis of the proposed analysis. The second part of this work discusses the different uses of the territory in the context of musical event in Brazil as a whole, and, more specifically, in the city of São Paulo
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.