• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2002.tde-02012023-103348
Documento
Autor
Nombre completo
Nilo Américo Rodrigues Lima de Almeida
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Souza, Maria Adélia Aparecida de (Presidente)
Damiani, Amelia Luisa
Silveira, Maria Laura
Título en portugués
Do território dos sentidos ocupados à sintonia com o entorno: um canto para a música na geografia?
Palabras clave en portugués
Cultura
Geografia
Música popular
Trabalho musical
Uso do território
Resumen en portugués
Este trabalho é uma aproximação entre a Geografia como disciplina e a música popular de canção, no Brasil e no Município de São Paulo. A concepção de Geografia e música não é uma simples localização de regionalizada de gêneros musicais, nem tampouco uma descrição do fenômeno musical em si mesmo. A música sempre é analisada em seus possíveis contextos sócio-espaciais, e como tal, tenta-se dar conta do conceito de 'uso do território' cunhado pelo geógrafo Milton Santos. O uso do território consistiria em sistemas de objetos inseparáveis de sistemas de ação. Neste caso, a música (evento musical), ou melhor, sua execução, propagação, difusão, sua fixação em suportes são analisados como contextos socioespaciais. No conceito de 'formação sócioespacial', analisa-se o papel da indústria cultural e do Estado brasileiro como vetores organizativos do 'evento' musical. Analisam-se, também, as diferenças destes vetores em relação à densidade cultural e o entorno sobre o qual a cultura se cria e se produz. No primeiro momento do trabalho, realiza-se uma genealogia no sentido de captar de que maneiras as geografias (acadêmicas ou genéricas) tentaram e tentam esta aproximação com o evento musical. Discute-se, posteriormente, alguns conceitos internos à disciplina e de que modo estes conceitos poderiam ser elementos fundadores da análise proposta. Na segunda parte do trabalho, discute-se os diferentes usos do território no contexto do evento musical no Brasil, em geral, e no município de São Paulo
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Culture
Geography
Musical work
Popular music
Use of the territory
Resumen en inglés
This work is an approach between Geography as a subject and the popular music, in Brazil and in the city of São Paulo. The conception of Geography and music is neither a simple regionalised location of kinds of music, nor a description of music phenomena itself. Music is always analysed in its possible social-spatial contexts, and as such ít is an attempt to account for the concept of "use of the territory" coined by the geographer Milton SANTOS. The use of the territory would consist of systems of objects that are inseparable from systems of actions. In this case, music (musical event), that is, its execution, broadcasting and recording, are analysed as socio-spatial contexts. In the concept "social-spatial formation" the role of cultural industry and Brazilian State are analysed as organizacional vectors of the musical "event", and the differences between these vectors related to the Cultural density and the location where it is born. First, a genealogy in order to grasp how the two geographies (academic or generic) have tried and still try this closeness to the musical event is carried out. Subsequently some inner geographical concepts are discussed, so these concepts could be basis of the proposed analysis. The second part of this work discusses the different uses of the territory in the context of musical event in Brazil as a whole, and, more specifically, in the city of São Paulo
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.