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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-01112022-145100
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Renato da Silva Magalhães
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Scarlato, Francisco Capuano (Presidente)
Antunes, Ricardo Luiz Coltro
Francesconi, Lea
Título em português
Os serviços na Região Metropolitana de São Paulo: o caso dos metroviários
Palavras-chave em português
Escala
Espaço
Fragmentação social
Luta de classes
Metro, Metroviários
Privatização
Serviços
Território
Trabalho
Valor
Resumo em português
Esta dissertação trata do fazer-se dos metroviários no Estado de São Paulo e representa um olhar geográfico sobre o Mundo do Trabalho, problematizando, particularmente, a posição do setor de serviços na constituição da classe trabalhadora como um todo e na construção da trama urbana da cidade. Desta forma procuraremos utilizar algumas ferramentas de análise da geografia para estudar as tr3nsformações contemporâneas no espaço do trabalho. Começando pelas noções de totalidade e de escala que nos fez dividir o estudo em três capftulos. Sendo que no primeiro procJraremos localizar a pesquisa no campo teórico, rebuscando a discussão sobre o valor nas obras de Karl Marx, fazendo um exercfcio sobre a possibilidade de ter acontecido um processo de capitalização e valorização de uma parcela importante dos serviços no século XX. No segundo capítulo nos referenciamos na escala do pais, focalizando o fazer-se do trabalhador em São Paulo, tentando, assim, reenquadrar o setor de serviços na história espacial de sua Região Metropolitana, valorizando seu papel na divisão social do trabalho no marco da formação do Espaço Urbano Industrial e de Serviços. No terceiro capítulo abordaremos empiricamente o devir dos metroviários a partir da dimensão territorial e espacial da formt=ição desta categoria de trabalhadores, realçando o processo de descaracterização profissional e social que está em curso a partir da gestão que privilegia a fragmentação deste coletivo funcional, como parte da polftica de privatização em voga no Brasil desde a década de 90
Título em espanhol
Indisponible
Palavras-chave em espanhol
Escala
Espacio
Fragmentación social
Lucha de clase
Metro
Privatización
Teoria del valor
Territorio
Trabajador del metro
Trabajo
Resumo em espanhol
Esta disertación trata dei hacer de los trabajadores dei Metro dei Estado de São Paulo y representa una mirada geográfica sobre el Mundo dei Trabajo, problematizando, particularmente, la posición dei sector servicios en la constitución de la clase trabajadora como un todo y en la construcción de la trama urbana de la ciudad. De esta forma procuraremos utilizar algunas herramientas de análisis de la geografia para estudiar las transformaciones contemporáneas en el espacio de trabajo. Comenzando por las nociones de totalidad y de escala que nos hace dividir el estudio en tres capítulos: siendo que en el primero procuraremos localizar la pesquisa en el campo teórico, buscando la discusión sobre el valor en las obras de Kart Marx, haciendo un ejercicio sobre la posibilidad de que halla acontecido un proceso de capitalización y valorización de una parcela importante de los servicios en el siglo XX; en el segundo capítulo nos referiremos a la escala dei pais, focalizando el hacerse dei trabajador en São Paulo, intentando, así, re-encuadrar, el sector de servicios en la historia espacial de su Región Metropolitana, valorizando su papel en la división social dei trabajo en el marco de la formación dei Espacio Urbano Industrial y de Servicios; en el tercer capítulo abordaremos empíricamente el devenir de los trabajadores dei metro a partir de la dimensión territorial y espacial de la formación de este sector de los trabajadores, realzando el proceso de descaracterización profesional y social que está en curso a partir de la gestión que privilegia la fragmentación de este colectivo funcional, como parte de la polltica de privatización en boga en Brasil desde la década dei 90
 
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Data de Publicação
2022-11-01
 
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