• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-26062007-144244
Documento
Autor
Nombre completo
Denise Cristina Christov Pinesso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Furlan, Sueli Angelo (Presidente)
Jacobi, Pedro Roberto
Pontuschka, Nidia Nacib
Título en portugués
A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
Palabras clave en portugués
Didática das séries iniciais
Educação ambiental
Ensino fundamental
Formação de professores
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas de professoras das séries iniciais relacionadas às questões ambientais. As escolas participantes estão situadas no distrito Anhanguera, região noroeste da cidade de São Paulo. Para compreender como ocorrem estas práticas, aplicamos questionários de perguntas abertas e fechadas que versavam sobre: a) o contexto em que as escolas se inserem; b) os temas desenvolvidos relacionados às questões ambientais; c) os objetivos estabelecidos para o trabalho; d) as estratégias estabelecidas e materiais utilizados; e) avaliação. Num segundo momento, trabalhamos com a metodologia do grupo focal, buscando aprofundar aspectos surgidos a partir dos questionários. Concluímos que as professoras das séries iniciais desenvolvem projetos envolvendo as questões ambientais e que a consciência sobre a importância deste trabalho é uma realidade presente, embora existam lacunas no que se refere ao fazer pedagógico - relacionadas ao planejamento e reflexão sobre a prática - e às concepções sobre natureza e educação ambiental. Apesar destas dificuldades, o trabalho das professoras é relevante e significativo, pois se insere no movimento de construção dos saberes ambientais no ensino formal
Título en inglés
The environmental issues in the primary school: the teachers´work in Anhangüera district (São Paulo, Brazil)
Palabras clave en inglés
Didactic of primary school levels
Environmental Education
Primary school
Teacher's formation
Resumen en inglés
The objective of this research was to investigate the actual work of primary school teachers on environmental issues. The participant schools are located on the Anhangüera district, northwest region of the city of São Paulo. To understand how that work is carried out, we applied a questionnaire focusing on: a) the set up in which the schools are operating; b) the themes developed within environmental issues; c) the objectives established for the work; d) the strategies established and the materials used; e) evaluation. On a second phase, we have worked with the method of focal group, aiming to deal with the emerging elements from the answered questions. We concluded that the primary school teachers do develop environmental issues projects and that the awareness on the importance of that kind of work is an actual reality, although there are some shortcoming on the pedagogical practice - related to the planning and the self-thought on the practice - and on the nature and environmental education conceptions. Inspite of those difficulties, the work of the teachers is relevant and meaningful, because it is part of the construction of the environmental knowledge at a level of formal education
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-08-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.