• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-12052023-100155
Document
Auteur
Nom complet
Sinthia Cristina Batista
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Simielli, Maria Elena Ramos (Président)
Girardi, Gisele
Martins, Elvio Rodrigues
Titre en portugais
Visualização cartográfica: do desenvolvimento do raciocínio espacial à compreensão dos fenômenos geográficos
Mots-clés en portugais
Cartografia
Mapas temáticos
Resumé en portugais
Apresentando-se no plano teórico, este trabalho expõe novos referenciais em Cartografia temática discutidos internacionalmente por meio da Visualização Cartográfica (para alguns autores, Visualização Geográfica ou GVIS "Geographic Visualization").Seu arcabouço parte de pressupostos que avaliam a entrada do meio digital e da visualização científica no processo de construção cartográfica, considerando as mudanças teóricas da própria Geografia e avaliando os paradigmas vigentes que, conseqüentemente, transformaram o modo de investigar, construir conhecimentos e refletir sobre o espaço geográfico.Busca-se contribuir, a partir da sistematização de novos conceitos, para a compreensão e o avanço da discussão sobre as representações cartográficas no corpo da Geografia brasileira. Ressalta-se ainda o uso de uma Cartografia Geográfica que priorize o desenvolvimento do raciocínio espacial no bojo de suas representações para a compreensão de fenômenos geográficos.Mergulhados neste debate será analisado um protótipo aplicativo em Visualização Cartográfica: um ambiente de jogos com enfoque no ensino de Geografia com vistas à criação de um ambiente de pesquisa e aprendizagem. Por fim perfilaremos um debate sobre novos usos e eixos de discussão referentes à Cartografia nacional
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Thought on a theoretical plan, this work exhibit new reference in cartography themes discussed abroad through Cartographic Visualization (some authors, Geographic Visualization (GVIS).Based on presupposes which evaluate the digital media and the scientific visualization on the cartographic construction process, considering the theoretical changes of Geography itself, and evaluating the current references that consequently transformed the investigation, knowledge improvement, and wondering manners to think about the geographic space.Intended to contribute, starting from new concepts systems, to comprehend the discussion advance on cartographic representations in Brazilian Geography. And an emphasis on Geographic Cartography which priority is the space ratiocination development in the basis of representations for geographic phenomena comprehension.Deep in this debate a applicable prototype will be analyzed in Geographic Visualization: a game environment focused on Geography teaching, intending to create a research environment and learning. Concluding, the intention is discuss about new uses and references to Brazilian Geography
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.