• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-29072020-174233
Documento
Autor
Nome completo
Joaquim Pereira de Almeida Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Simoes, Julio Assis (Presidente)
Biondi, Karina
Peixoto, Fernanda Arêas
Vianna, Anna Catarina Morawska
Título em português
Procurando gênero, não encontrando o campo: percursos de uma pesquisa em antropologia
Palavras-chave em português
Cooperação Internacional
Elites
Escrita etnográfica
Gênero
Produção de dados
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo discutir a elaboração e execução de uma pesquisa em antropologia que tinha como objetivo estudar políticas de promoção de igualdade de gênero financiadas e geridas por alguns aparatos noruegueses de cooperação internacional e de ajuda para o desenvolvimento. Como se tratava de uma pesquisa que visava tomar burocratas e experts em desenvolvimento (dentre eles, muitos cientistas sociais) como interlocutores de pesquisa a fim de realizar uma etnografia institucional, parte significativa do procedimento de pesquisa foi marcada por várias tentativas de acesso por parte do pesquisador ao trabalho de campo. Todavia, houve recusas contundentes de muitos dos interlocutores em relação à colaboração com a pesquisa inicialmente proposta. As dificuldades de acesso ao trabalho de campo, bem como os limites impostos pelos interlocutores de pesquisa, são usados como alavancas tanto para reflexões sobre os procedimentos antropológicos de produção de dados e de escrita etnográfica quanto para um esforço de corporificação da produção de conhecimento.
Título em inglês
Seeking gender, not finding the fieldwork: pathways of an Anthropological research
Palavras-chave em inglês
Data production
Elites
Ethnographic writing
Gender
International cooperation
Resumo em inglês
This master dissertation aims to discuss the elaboration and execution of an anthropological research that intended to study gender equality promotion policies funded and managed by some Norwegian apparatuses of international cooperation and development aid. As it was a research that aimed to take bureaucrats and development experts (among them, many social scientists) as research interlocutors in order to carry out an institutional ethnography, a significant part of the research procedure was marked by several attempts of access to the fieldwork by the researcher. However, there were several refusals from many of the interlocutors regarding collaboration with the initially proposed research. Difficulties in accessing fieldwork, as well as the limits imposed by research interlocutors, are used as levers for reflections on anthropological data production and ethnographic writing procedures and for an attempt to embody knowledge production.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-07-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.