• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-23032021-194345
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Gabriel de Castro Freire Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Silva, Vagner Goncalves da (Presidente)
Gonçalves, Renata de Sá
Noleto, Rafael da Silva
Toledo, Luiz Henrique de
Título em português
Dançando como cisnes: a formação de mestres-salas e porta-bandeiras no carnaval paulista
Palavras-chave em português
Carnaval
Dança
Escolas-de-samba
Mestre-sala e porta-bandeira
Técnicas corporais
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar a formação e a atuação dos casais de mestres-salas e porta-bandeiras das escolas de samba de São Paulo. Por meio do exame da literatura sobre o tema do carnaval, estudos etnográficos e entrevistas, investiga-se as formas de ensino e aprendizagem presentes em agremiações paulistas (como Independente Tricolor e Vai Vai - "escolas de samba") e cursos de formação e aprimoramento (oferecidos pela Associação dos Casais de Mestres-Salas, Porta-Bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo, AMESPBEESP, e pelo Projeto Cisne do Amanhã - "escolas de bailado"), que promovem atendimento a participantes vindos de diversas cidades do Estado. A pesquisa aponta para a existência de uma rede de reciprocidades que complexifica a maneira pela qual se relacionam dançarinos e entidades carnavalescas, articulando as "escolas de samba" e "escolas de bailado". O estudo demonstra como uma festa espetacular como o carnaval, que tem como um de seus elementos constituintes a dança, é uma forma de transmissão e apreensão de conhecimento sobre técnicas corporais que lidam com significados, identidades e posições de reconhecimento social, disputados e negociados por seus participantes.
Título em inglês
Dancing like swans: the formation of masters of ceremony and flag-bearers in paulsit carnival
Palavras-chave em inglês
Body techniques
Carnival
Dance
Masters of ceremony and flag bearer
Samba schools
Resumo em inglês
This dissertation aims to analyze the formation and performance of the couples of masters of ceremony and flag-bearers of the samba schools from São Paulo. Through the literature review on the theme of carnival, ethnographic studies, and interviews, it is investigated the teaching and learning ways presented in São Paulo carnival groups (such as Independente Tricolor and Vai Vai - "escolas de samba") and training and improvement courses (offered by the Associação de Casais de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo, AMESPBEESP, and the Projeto Cisne do Amanhã - "escolas de bailado"), which promote attendance to participants from various cities of the state. The research points to the existence of a network of reciprocities that complexifies the way in which dancers and carnival entities are related, articulating the "escolas de samba" and "escolas de bailado". The study demonstrates how a spectacular celebration such as carnival, that has dance as one of its constituent elements, is a form of transmission and apprehension of knowledge about body techniques that deal with meanings, identities and positions of social recognition, disputed and negotiated by its participants.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-03-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.