Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-22122023-161324
Document
Auteur
Nom complet
Augusto Ventura dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Gallois, Dominique Tilkin (Président)
Amado, Luiz Henrique Eloy
Pereira, Leví Marques
Sztutman, Renato
Titre en portugais
Lutar, festejar, retomar: imagens de movimentos terena
Mots-clés en portugais
Movimento
Retomadas
Roberto Cardoso de Oliveira
Teorias da Aculturação
Terena
Resumé en portugais
A presente tese, seguindo tendência contemporânea levada a cabo por líderes e pesquisadores indígenas, bem como por pesquisadores e parceiros indigenistas, visa problematizar o imaginário colonial sobre o Povo Terena. Tradicionais habitantes do Pantanal e do Cerrado e uma das maiores populações indígenas residentes no Brasil, os Terena foram alvo de estereótipos muito particulares. Ao longo dos séculos de contato, foram considerados "índios mansos", "dóceis", "aptos à educação", "aculturados", "em vias de assimilação" e outros estigmas. Para combater estas caracterizações negativas e persistentes, apostamos numa etnografia centrada numa ideia ampla, polissêmica e afirmativamente acionada pelos interlocutores terena da pesquisa de campo: movimento indígena. Descrevendo variados movimentos terena, pretendemos desenhar uma imagem atualizada deste povo, alinhada com seus modos próprios de imaginação; e, ao mesmo tempo, desconstruir antigas e pejorativas imagens cristalizadas na literatura, sobretudo aquelas calcadas nos quadros conceituais da aculturação/assimilação. Em outras palavras, almejamos delinear uma teoria etnográfica do movimento que, baseada nas teorias indígenas, opere como uma teoria contra o colonialismo assimilacionista. Mais especificamente, tencionamos contra-argumentar facetas do retrato produzido por Roberto Cardoso de Oliveira sobre os Terena nos anos 1950 e 1960 que ressoam raciocínios anti-indígenas ainda recorrentes em setores da sociedade brasileira. À imagem de um povo estruturalmente ruído e politicamente desorganizado sugerida pelo autor, contrapomos a imagem de um povo em movimento, lutando por direitos e melhores condições de vida. À imagem de um povo migrante, contrapomos a imagem de um povo em movimento, saindo e retornando para suas aldeias e outros espaços. À imagem de um povo culturalmente decaído e transfigurado, contrapomos a imagem de um povo em movimento, reunindo e festejando em inúmeras e efusivas ocasiões.
Titre en anglais
Struggling, feasting, reclaiming: images of terena movements
Mots-clés en anglais
Acculturation theories
Movement
Reclaiming
Roberto Cardoso de Oliveira
Terena
Resumé en anglais
This thesis aims to criticize the colonial imaginary about the Terena following a contemporary tendency carried out by indigenous leaders and researchers, as well as the non-indigenous researchers and supporters. Traditional inhabitants of Pantanal and Cerrado also one of the biggest indigenous populations residents in Brazil, the Terena were target by very particular stereotypes. Over centuries, they have been considered "índios mansos" [pacific indians], "gentle", "capable for education", "in process of assimilation" and others stigma. In order to confront those negative and persistent characterizations, we conducted an ethnography centered on a usual, polysemous and affirmative idea expressed by the terena interlocutors of the field research: movimento indígena [indigenous movement]. Describing different terena movements, we intend to draw an updated image of this people, aligned with their own ways of imagination; and, at the same time, deconstruct old and pejorative images crystalized among the literature, mainly the ones based on the conceptual framework of acculturation/assimilation. In other words, we seek to outline an ethnographic theory of movement that, based on the indigenous theories, can operate such as a theory against of the assimilationist colonialism. More specifically, we intend to argue against sides of the image produced by Roberto Cardoso de Oliveira about the Terena in the 1950's and 1960's that still echoes anti-indigenous thoughts persistent in sectors of the brazilian society. Against the image of a structurally ruined and politically disorganized people suggested by the author, we propose the image of a people in movement, lutando [struggling] for their rights and better life conditions. Against the image of a migrant people, we propose an image of a people in movement, saindo e retornando [leaving and returning] to their villages and other places. Against the image of a culturally fallen and transfigured people, we propose the image of a people in movement, reunindo e festejando [assembling and feasting] in many and effusive occasions.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-22
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.