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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-22032021-174713
Documento
Autor
Nombre completo
Valéria Alves de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Silva, Laura Moutinho da (Presidente)
Almeida, Heloisa Buarque de
Neves, Paulo Sérgio da Costa
Rios, Flavia Mateus
Título en portugués
Para o público ou para o privado? Relações raciais, educacionais e institucionais (in)audíveis no município de Laranjeiras (SE): um estudo de caso
Palabras clave en portugués
Educação
Gênero
Laranjeiras
Marcadores sociais da diferença
Parceria público-privada
Raça
Região
Resumen en portugués
O objetivo desta tese foi o de perscrutar as implicações que a parceria público-privada proporciona ao implementar uma política pública para a educação no município de Laranjeiras (SE). A tese de foi escrita em um contexto de expansão das determinações de grandes empresas privadas pautando projetos para a educação básica e pública no Brasil. As parcerias público-privadas vêm se anunciando, como uma forma de colonização nas formas de gestar a educação básica na ponta, imprimindo programas e projetos com viesses da lógica empresarial. Nesta tese a perspectiva da gestão escolar do município, as tensões e ambiguidades foram eleitas para conduzir as análises. Esta pesquisa percorreu três abordagens ou campos distintos de análise: o da educação, visto que o foco é a implementação de um projeto pedagógico no sistema educacional de Laranjeiras e, como foi já foi dito, o alicerce dessa etnografia será a gestão escolar do município. O campo das políticas públicas também será acionado, pois são instituições públicas e privadas que estão articulando e promovendo este processo, e por fim, a arena das relações raciais já que a proposta é considerar as especificidades, históricas, raciais e sócio/culturais do município, mencionadas anteriormente. Para tanto, perspectiva da interseccionalidade, foi privilegiada. Outra proposta foi fazer uma articulação ou a intersecção dos campos das relações raciais, da antropologia política e fortalecer o campo da antropologia da educação. Na contemporaneidade o grande desafio da educação é a construção de um sistema educacional que rompa com os modelos homogeneizantes posto no passado, que negam a diversidade humana propiciando à exclusão de diversos segmentos sociais que não se encaixam num modelo único de educação. Na antropologia da educação, o debate contemporâneo está centrado nas questões que envolvem as noções de diversidade e diferença nas políticas públicas. Este debate é importante, pois nos possibilita analisar o quanto essas noções foram utilizadas ou não, pensadas ou não nessa política pública implementada na Secretaria Municipal de Laranjeiras sob título de parceria e o que isso pode afetar positiva e/ou negativamente, ou mesmo não afetar no cotidiano escolar do município.
Título en inglés
For the public or the private? (In)audible Institutional and Colonial Racial Relations in the municipality of Laranjeiras (SE): a case study
Palabras clave en inglés
Documental markers of difference
Education
Gender
Laranjeiras
Public-private partnerships
Race
Region
Resumen en inglés
The goal of this thesis is to examine the implications that the public-private partnership has in the implementing process of a public policy for education in the municipality of Laranjeiras (SE). The thesis was written in a context of expansion of the determinations of large private companies guiding projects for basic and public education in Brazil. Public-private partnerships have been announcing themselves as a form of colonization in the forms of managing basic education at the top, printing programs and projects based on business logic. In this thesis the perspective of school management of the municipality, the tensions and ambiguities were elected to conduct the analysis. This research covered three different approaches or fields of analysis: education, since the focus is the implementation of a pedagogical project in the Laranjeiras educational system and, as has been said, the foundation of this ethnography will be the school management of the municipality. The field of public policies will also be triggered, as it is public and private institutions that are articulating and promoting this process, and finally, the arena of race relations since the proposal is to consider the historical, racial and socio/cultural specificities of the municipality, mentioned earlier. Therefore, the perspective of intersectionality was privileged. The proposal was to articulate or intersect the fields of race relations, political anthropology and strengthen the field of anthropology of education. In contemporary times the great challenge of education is the construction of an educational system that breaks with the homogenizing models put in the past, which deny human diversity, leading to the exclusion of various social segments that do not fit into a single model of education. In the anthropology of education, the contemporary debate is centered on issues involving the notions of diversity and difference in public policy. This debate is important because it allows us to analyze how much these notions were used or not, thought or not in this public policy implemented in the Municipal Secretariat of Laranjeiras under the title of partnership and what this can positively and/or negatively affect, or even not affect in the daily school life of the municipality.
 
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Fecha de Publicación
2021-03-22
 
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