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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-19052023-151805
Documento
Autor
Nome completo
Lucas de Sousa Justino
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Figueiredo, Marina Vanzolini (Presidente)
Amoroso, Marta Rosa
Gibram, Paola Andrade
Guerreiro Junior, Antonio Roberto
Título em português
Um conceito misterioso: dos usos da noção de ritual na etnografia xinguana
Palavras-chave em português
Alto Xingu
Ritual
Teoria antropológica
Resumo em português
Esta dissertação apresenta uma revisão dos modos pelos quais as análises etnográficas descrevem os rituais praticados pelos povos do sistema multilíngue do Alto Xingu (MT). Observando que a noção de ritual geralmente aparece nas etnografias não como um conceito antropológico bem definido, mas como uma tradução para termos indígenas, busca-se mostrar como é possível, ainda assim, encontrar padrões no tratamento analítico conferido aos rituais xinguanos. Dois modos de análise são identificados, um que refere o ritual à necessidade de integração de um socius pouco coeso, e outra que procura apreender o ritual a partir de uma lógica que lhe é própria. O objetivo desta dissertação é mostrar como esses diferentes modos de análise podem ser articulados, e assim tornados mais nítidos, a formulações teóricas sobre ritual marcantes na história da antropologia
Título em inglês
A mysterious concept: uses of the notion of ritual in ethnography of the Upper Xingu
Palavras-chave em inglês
Anthropological Theory
Ritual
Upper Xingu
Resumo em inglês
This dissertation presents a review of the ways in which ethnographic analyzes describe the rituals practiced by the peoples of the multilingual system of the Upper Xingu (MT). Starting with an observation that the notion of ritual usually appears in ethnographies not as a well-defined anthropological concept, but as a translation into indigenous terms, the dissertation suggests thar it is possible, even so, to find patterns in the analytical treatment given to Xingu rituals. Two modes of analysis are identified, one that refers the ritual to the need for integration of a loosely cohesive socius, and another that seeks to apprehend the ritual from its own logic. The objective of this dissertation is to show how these different modes of analysis can be articulated, and thus made clearer, to theoretical formulations about ritual that are important in the history of anthropology
 
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Data de Publicação
2023-05-19
 
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