• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-19012017-112637
Document
Auteur
Nom complet
Fernanda Kalianny Martins Sousa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Almeida, Heloisa Buarque de (Président)
Gomes, Janaina Damaceno
Silva, Laura Moutinho da
Titre en portugais
'A filha da Dona Lecy': estudo da trajetória de Leci Brandão
Mots-clés en portugais
Leci Brandão
Marcadores sociais da diferença
Política
Raça
Samba
Trajetória
Resumé en portugais
Esta pesquisa debruça-se sobre a trajetória de Leci Brandão, mulher, negra, de origem humilde, politicamente de esquerda. Ela percorreu um caminho bastante peculiar se comparada aos seus pares. Leci foi a primeira mulher a entrar na Ala de compositores da Mangueira, rompeu contrato com uma gravadora multinacional por ter tido suas músicas lidas como críticas demais, e, posteriormente, se tornou a segunda mulher negra a ser deputada estadual de São Paulo, hoje no segundo mandato. Sua trajetória foi construída, nesta pesquisa, sob a perspectiva dos marcadores sociais da diferença, como raça, gênero, classe social e geração. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que ocorreram no decorrer de três anos e a análise de letras de suas composições, falas políticas e material produzido por seu mandato. Pensando-a em comparação com outras pessoas negras que ascenderam socialmente, percebi que Leci não abriu mão de sua origem social, movendo-se de forma contínua do local de origem para locais mais centrais na sociedade, que são ocupados majoritariamente por pessoas de classes sociais diferentes da sua. Foi habitando, portanto, uma espécie de fronteira que Leci estabeleceu-se como uma exceção ou uma figura ímpar.
Titre en anglais
Dona Lecy's daughter: a study of Leci Brandão's trajectory
Mots-clés en anglais
Leci Brandão
Politics
Race
Samba
Social markers of difference
Trajectory
Resumé en anglais
This research focuses on the trajectory of Leci Brandão, woman, black, of humble social background, and politically aligned with the left/politically left-oriented. She has a peculiar life course when compared to her peers. Leci was the first woman to join Mangueiras Ala dos Compositores (composers section), she broke contract with a multinational record company for having had her songs considered as too critical to social structure, and she became the second black woman ever to be elected as a state representative in São Paulo (she is currently on her second term in office). In this research, her life course was written from the perspective of social markers of difference such as gender, race, social class and generation. To this, I used semi-structured interviews that took place during three years at different times, the analysis of lyrics, political discourses and other materials produced by staff while in office. Placing Leci Brandão in comparison to other black people who rose socially, I observed that she did not let go of her social background. She steadily moved from her place of origin to more central places in society, which are occupied mostly by people of different social classes of than hers. Leci thus was placed on a kind of border and she has established herself as an exception or peculiar individual.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-01-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.