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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-18042022-121557
Documento
Autor
Nome completo
Marcus Vinícius Rios Barreto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Montero, Paula (Presidente)
Macagno, Lorenzo Gustavo
Mota, Fabio Reis
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Título em português
Malunguinho: da narrativa histórica à estética digital
Palavras-chave em português
Estética
Políticas Públicas
Quilombo
Reconhecimento
Resumo em português
Malunguinho é o nome do líder do Quilombo do Catucá formado na primeira metade do século XIX na zona da mata localizada no atual Estado de Pernambuco. Em 2006, alguns atores do contexto pernambucano criaram um grupo de estudos com o objetivo de pesquisar as narrativas construídas acerca desse líder e elaborar estratégias que permitissem conferir visibilidade a Malunguinho para, então, pleitear ao Estado seu reconhecimento legal. No decorrer de processos complementares, esses atores agenciaram as narrativas históricas, criaram redes sociais e produziram um acervo digital a partir de documentos e, principalmente, de imagens - gráficas, fotográficas e audiovisuais - no intuito de conferir autenticidade a tais narrativas, transformando Malunguinho em uma espécie de ícone regional. Paralelamente, eles dialogaram com agentes públicos a fim de que esse ícone fosse reconhecido como patrimônio. Dessa maneira, tomei como foco de pesquisa o problema do reconhecimento propondo-me a analisar os critérios de agenciamento e produção de fontes materiais colocados em ação nesses processos. Tendo como referência o estudo de caso de uma personagem histórica - Malunguinho -, investiguei as estratégias de autenticação documental e, sobretudo, estética dessa personagem em nome da qual os atores envolvidos reivindicaram determinados direitos.
Título em inglês
Malunguinho: from historical narrative to digital aesthetics
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Public Policies
Quilombo
Recognotion
Resumo em inglês
Malunguinho is the name of the leader of Quilombo do Catucá formed in the first half of the 19th century in the forest zone located in the current State of Pernambuco. In 2006, some actors from Pernambuco created a study group with the objective of researching the narratives about this leader and constructing strategies that would allow Malunguinho to become visible and then plead with the State for his legal recognition. Starting from complementary processes, these actors managed the historical narratives, created social media and produced a digital archive based on documents and, mainly, images - graphic, photographic and audiovisual - in order to give authenticity to such narratives, transforming Malunguinho into a sort of regional icon. At the same time, they dialogued with public agents so that this icon would be recognized as a heritage. In this way, I took into consideration the problem of recognition as the focus of research, proposing to analyze the criteria of agency and production of material sources put into action in these processes. Taking as a reference the case study of a historical character - Malunguinho -, I investigated the strategies of documentary authentication and, above all, aesthetics of that character in whose name the actors involved claimed certain rights.
 
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Data de Publicação
2022-04-18
 
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