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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-16122019-182552
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Guedes Mourão Macedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Almeida, Heloisa Buarque de (Presidente)
Pereira, Alexandre Barbosa
Pinheiro-machado, Rosana
Simoes, Julio Assis
Título en portugués
Escolhas possíveis: narrativas de classe e gênero no ensino superior privado
Palabras clave en portugués
Classe
Ensino superior
Escolhas
Estudantes
Gênero
Marcadores sociais da diferença
Mobilidade social
Resumen en portugués
Esta tese analisa as relações entre estudantes universitárias, mercado de ensino superior e marcadores sociais da diferença (classe e gênero em especial). A pesquisa de campo foi realizada entre 2015 e 2018 em duas faculdades privadas de caráter lucrativo na cidade de São Paulo, acompanhando estudantes matriculadas em três diferentes cursos (Pedagogia, Enfermagem e Administração) e que são a primeira geração de suas famílias a ingressar no ensino superior. A análise do mercado de ensino superior por meio feiras do setor, relatórios de mercado e sites institucionais, além da publicidade amplamente divulgada na cidade, complementaram a análise. Após período de expansão do setor educacional, seguido por importante crise político-econômica, a tese focaliza três processos de escolhas entre as estudantes a decisão de ingressar no ensino superior, a opção pelo curso e pela instituição -, refletindo de maneira matizada como tais decisões são negociadas no cotidiano, constituindo escolhas possíveis. A pesquisa mobiliza duas questões principais. A primeira considera como a expansão recente do ensino superior no Brasil (principalmente do início dos anos 2010) introduziu essa etapa de ensino no campo de possibilidades de mulheres jovens e adultas de baixa renda, constituindo novos imaginários sobre educação, trabalho e mobilidade social. Nesse contexto, o setor privado de caráter lucrativo, por seu forte investimento em publicidade e por sua distribuição geográfica na cidade de São Paulo, tornou-se uma referência importante, ainda que ambivalente, na busca pelo diploma. A segunda se refere ao modo como tais escolhas no ensino superior (de curso e de instituição) são realizadas. Analiso como nesse processo estudantes mobilizam percepções sobre suas próprias posições sociais (negociadas em função de visões de mundo e estilos de vida, para além de categorias de estratificação social) mas também mobilizam sonhos, vocações e afinidades, muitas vezes num exercício de resistência aos caminhos que possivelmente levariam a uma mobilidade social mais efetiva. Trata-se, assim, de visibilizar as narrativas dessas estudantes ao refletir sobre a experiência universitária, as expectativas de mobilidade social (em especial, o desejo de trabalhar na área) e a polissemia do diploma.
Título en inglés
Possible choices: class and gender narratives in private higher education
Palabras clave en inglés
Choices
Class
Gender
Higher education
Social markers of difference
Social mobility
Students
Resumen en inglés
This thesis analyzes the relations between university students, higher education market and social markers of difference (class and gender in particular). The field research was conducted between 2015 and 2018 at two profitable private colleges in the city of São Paulo, focusing on students who are the first generation of their families to enter in higher education and were enrolled in three different courses (Pedagogy, Nursing and Administration). The follow-up of the higher education market through fairs, market reports and institutional websites, as well as widely publicized advertising in the city, complemented the analysis. After a period of expansion of the sector, followed by an important political-economic crisis in Brazil, the thesis focuses on three processes of choice among students - the decision to enter in higher education, the choice of the course and the institution -, reflecting in a nuanced way about such decisions, constituting possible choices. The research mobilizes two main hypotheses. The first hypothesis considers how the recent expansion of higher education in Brazil (mainly from the early 2010s) introduced this stage of education in the field of possibilities for low income young and adult women, constituting new imaginary about education, work and social mobility. In this context, the lucrative private sector, due to its strong investment in advertising and its geographical distribution in the city of São Paulo, has become an important, albeit ambivalent, reference in the pursuit of the diploma. The second hypothesis refers to how such choices in higher education (of course and institution) are made. I analyze how students mobilize perceptions about their own social positions (negotiated according to worldviews and lifestyles, in addition to categories of social stratification) but also mobilize dreams, "vocations" and affinities. Thus, it is about making these students' narratives visible by reflecting on the university experience, the expectations of social mobility (in particular, the desire to "work in the field") and the polysemy of the diploma.
 
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Fecha de Publicación
2019-12-16
 
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