• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2004.tde-16062021-072036
Documento
Autor
Nombre completo
Rose Satiko Gitirana Hikiji
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Novaes, Sylvia Caiuby (Presidente)
Dawsey, John Cowart
Gregori, Maria Filomena
Müller, Regina Aparecida Polo
Pinto, Tiago de Oliveira
Título en portugués
A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo
Palabras clave en portugués
Antropologia da música
Antropologia dos sentidos
Antropologia visual
Performance
Projetos de intervenção social para a infância e juventude
Resumen en portugués
A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos. Uma discussão sobre as interseções entre música e antropologia introduz a tese. A relação entre prática musical e intervenção social é tematizada no segundo capítulo. Uma reflexão sobre a especificidade do aprendizado musical tem lugar no capítulo três. A performance como espaço de manipulação de identidades e de transformação é abordada no quarto capítulo. O último capítulo discute a passagem entre "matar o tempo" - principal justificativa para o ingresso em projetos como o Guri - e vivê-lo intensamente, a partir da análise da temporalidade dos sujeitos pesquisados, do tempo musical e da relação entre estes. Dois vídeos - Prelúdio e Microfone, senhora -- integram a tese. São etnografias audiovisuais, que, por seu potencial polifônico, polissêmico e interpretativo, dialogam com o texto, fornecendo ao leitor/expectador outras possibilidades de leitura, fruição e crítica do conteúdo por mim investigado
Título en inglés
The music and the risk: an ethnography of musical performance among poor children and young persons in São Paulo
Palabras clave en inglés
Anthropology of music
Anthropology of the senses
Performance
Social intervention projects for childhood and youth
Visual anthropology
Resumen en inglés
The research is an anthropological approach of an institutional project of musical education for poor children and youth in São Paulo (Projeto Guri), some of them under custody of Febem. The ethnography looks toward the different aspects of music making, like musical teaching, learning and performing, and tries to describe the relations of this social practice and the notions of corporality, temporality and alterity among the studied subjects. A discussion about music and anthropology introduces the thesis. The relation between music making and social intervention is the theme of the second chapter. A reflection about the specificity of music learning is done in the third chapter. Performance as identity-manipulation and transformation space is discussed in the fourth chapter. The last chapter discusses the passage from "killing time" - the most common justification for participation in projects like Guri - and living it intensely. This is done with the analysis of the temporality of the subjects, the musical timing, and the relation between them. Two videos - Prelúdio (Prelude) and Microfone, senhora (Microphone, madam) - are part of the thesis. They are audiovisual ethnographies, which, for their polyphonic and interpretative potential, dialogue with the text, allowing the reader/spectator other reading, enjoyment and criticism possibilities for the material investigated
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-06-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.