• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-15012024-183003
Documento
Autor
Nombre completo
Francisco Janis Borges Xavier de Gouveia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Moisés, Beatriz Perrone (Presidente)
Pimenta, Pedro Paulo Garrido
Sztutman, Renato
Weiss, Raquel Andrade
Título en portugués
A Imaginação e o Sagrado: fabricando a ciência da sociedade a partir de Adam Smith e Émile Durkheim
Palabras clave en portugués
Adam Smith
Durkheim
Economia Política
Educação
Ideal
Imaginação
Moral
Sociedade
Resumen en portugués
A partir de uma comparação entre Adam Smith e Émile Durkheim, teóricos que conceberam a moral como um fenômeno que apresenta regularidade e leis internas, este trabalho busca aprofundar a compreensão da "sociedade" como objeto científico. A pesquisa toma como foco de análise o fundamento do social para os referidos autores: a "imaginação", no caso de Smith, e o "sagrado" ou "ideal", no caso de Durkheim. A partir dessa análise, são exploradas as relações entre a ordem moral e a economia nas obras dos dois autores, assim como as proposições de cada um deles acerca dos problemas enfrentados pela educação nos diferentes contextos em que se encontravam. São ainda consideradas diferenças e convergências nos pressupostos metodológicos e epistêmicos desses dois teóricos na análise da moral enquanto fenômeno, visando compreender suas teorias sociais, críticas ao utilitarismo e ao individualismo egoísta, sob a perspectiva do que o antropólogo Marshall Sahlins chamou de "metafísicas ocidentais da ordem".
Título en inglés
The Imagination and the Sacred: making the science of 'society' from Adam Smith and Émile Durkheim
Palabras clave en inglés
Adam Smith
Durkheim
Education
Ideal
Imagination
Moral
Political Economy
Society
Resumen en inglés
Based on a comparison between Adam Smith and Émile Durkheim, theorists who conceived morality as a phenomenon that presents regularity and internal laws, this work seeks to deepen the understanding of "society" as a scientific object. The research focuses on the analysis of the foundation of the social for the referred authors: "imagination", in the case of Smith, and "sacred" or "ideal", in the case of Durkheim. Based on this analysis, the relationships between the moral order and the economy in the works of the two authors are explored, as well as the propositions of each one of them about the problems faced by education in the different contexts in which they found themselves. Differences and convergences in the methodological and epistemic assumptions of these two theorists are also considered in the analysis of morality as a phenomenon, aiming to understand their social theories, criticisms of utilitarianism and selfish individualism, from the perspective of what anthropologist Marshall Sahlins called "Western metaphysics of order".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.