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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-14072023-115849
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Garcêz Bertolin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Sztutman, Renato (Presidente)
Guerreiro Junior, Antonio Roberto
Lolli, Pedro Augusto
Shiratori, Karen Gomes
Título em português
De sopros e tubos: instrumentos de vento nas terras baixas da América do Sul
Palavras-chave em português
Aerofones
Gênero
Materialidade
Povos Indígenas
Transformação
Resumo em português
Entre as distintas classes organológicas, existe, entre os povos indígenas das terras baixas sul-americanas, um predomínio dos aerofones, instrumentos musicais cujo som é resultado do ato de fazer vibrar o ar, principalmente a partir do sopro. Essa tese parte da posição central ocupada por estes instrumentos de vento para pensar, sobretudo, as transformações reveladas a partir de seu sopro em grandes festas coletivas. Os efeitos transformativos de trompetes, flautas e clarinetas sopradas entre diferentes povos são muito diversos, entre eles é possível notar a fabricação do corpo de jovens iniciados, a produção de coletivos, a diluição das fronteiras entre humanos, animais e espíritos e a ativação de qualidades específicas das relações de gênero, principalmente, neste último caso, quando se está diante diante de instrumentos de vento proibidos à visão feminina. A partir de uma análise comparativa baseada em diferentes descrições etnográficas sobre os aerofones busca-se compreender três aspectos que envolvem estes instrumentos tubulares: sua qualidade material, com atenção especial para a sua duração no tempo, seu som, tanto em termos acústico como também comunicativos, e as relações de gênero ativadas a partir de seu sopro.
Título em inglês
Of breath and tubes: wind instruments in the lowlands of South America
Palavras-chave em inglês
Aerophones
Gender
Indigenous People
Materiality
Transformation
Resumo em inglês
Among the different organological classes, there is a predominance of aerophones among the indigenous peoples of South America. These musical instruments produce sound from the vibration of the air, mainly from the breath. This thesis starts from the central position occupied by these wind instruments to think about the transformations revealed from their activation in large collective parties. The transformative effects of trumpets, flutes and clarinets breath among different peoples are very diverse, among them it is possible to notice the fabrication of the body of young initiates, the production of collectives, the dilution of borders between humans, animals and spirits and the activation of qualities specific to gender relations, especially in the latter case, when one is in front of wind instruments forbidden to the feminine vision. From a comparative analysis based on different ethnographic descriptions of aerophones, we seek to understand three aspects that involve these tubular instruments: their material quality, with special attention to their duration in time, their sound, both in acoustic and communicative terms, and the gender relations activated from its breath.
 
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Data de Publicação
2023-07-14
 
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