• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-14032024-120058
Documento
Autor
Nome completo
Jardel Jesus Santos Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Novaes, Sylvia Maria Caiuby (Presidente)
Andrade, Ugo Maia
Moisés, Beatriz Perrone
Nascimento, Marco Tromboni de Souza
Título em português
Para o espírito seguir sua viagem: rito fúnebre, corporalidade e pessoa entre os Kiriri
Palavras-chave em português
Corporalidade
Doença de índio
Noção de pessoa
Povo Kiriri
Rito fúnebre
Resumo em português
Esta dissertação tem por objetivo discutir a relação entre rito fúnebre, corporalidade e noção de pessoa entre os Kiriri. Complementarmente, o texto também trata dos invisíveis (mortos e os encantados) e dos estados de adoecimentos (conhecidos como doença de índios) provocados por eles. Os sonhos e o processo de retomada linguística também são tematizados, de modo tangencial. Em resumo, o estudo aborda a morte e a produção da vida, consideradas como polos opostos e simultaneamente relacionais. As etapas e protocolos que compõem o rito fúnebre Kiriri são analisados detidamente, sendo eles entendidos como honraria e obrigação dos vivos para com os mortos, em caso de não observância do ritual mortuário os parentes afins e consanguíneos poderão ser acometidos por estados de adoecimento (doença de índio), expressos através da categoria surrar. As doenças, sejam elas provocadas pelos invisíveis ou não, colocam a condição de pessoa em instabilidade física e ontológica, instalando o princípio da alteridade. Nesse sentido, há uma aproximação entre os sonhos e doenças, pois embora o universo onírico seja um espaço de acesso a perspectivas e conhecimentos, os encontros com diferentes subjetividades nesse espaço são imprevisíveis e perigosos, visto que há sempre a possibilidade de ter aquilo que anima o corpo roubado. A questão do corpo é fundamental para os Kiriri, pois através da produção do corpo fechado (forte) eles conseguem habitar um território compartilhado com invisíveis, dado que há sempre, à espreita, a possibilidade de ser afetado negativamente por distintos agentes cosmológicos, seja por ter infringido um código ético e moral na relação com eles ou por desejo deles em ter para si o espírito do vivente. Deste modo, a noção de pessoa é discutida a partir da questão do corpo e das partes da pessoa (espírito/anjo da guarda) Kiriri
Título em inglês
For the spirit to follow its journey: funeral rite, corporality and person among the Kiriri
Palavras-chave em inglês
Concept of person
Corporeality
Funeral rite
Indian disease
Kiriri people
Resumo em inglês
This dissertation aims to discuss the relationship between funeral rite, corporeality and the notion of person among the Kiriri. Complementarily, the text also deals with the invisible (the dead and the enchanted) and the states of illness (known as the disease of Indians) caused by them. Dreams and the linguistic recovery process are also thematized, in a tangential way. In summary, the study addresses death and the production of life, considered as opposite and simultaneously relational poles. The steps and protocols that make up the Kiriri funeral rite are analyzed in detail, being understood as honor and obligation of the living towards the dead, in case of non-observance of the mortuary ritual, affine and blood relatives may be affected by states of illness (illness of Indian), expressed through the category beating. Illnesses, whether caused by the invisible or not, place the person's condition in physical and ontological instability, installing the principle of alterity. In this sense, there is an approximation between dreams and illnesses, because although the dream universe is a space for accessing perspectives and knowledge, encounters with different subjectivities in this space are unpredictable and dangerous, since there is always the possibility of having what animates the stolen body. The issue of the body is fundamental for the Kiriri, because through the production of the closed body (strong) they manage to inhabit a territory shared with the invisible, given that there is always, lurking, the possibility of being negatively affected by different cosmological agents, whether by having infringed an ethical and moral code in the relationship with them or because of their desire to have the spirit of the living being for themselves. Thus, the notion of person is discussed from the point of view of the body and parts of the person (spirit/guardian angel) Kiriri
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-03-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.