• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
Document
Author
Full name
Sandra de Fátima Pereira Tosta
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1997
Supervisor
Committee
Montero, Paula (President)
Benedetti, Luiz Roberto
Martins, Heloisa Helena Teixeira de Souza
Pierucci, Antonio Flavio de Oliveira
Sanchis, Joseph François Pierre
Title in Portuguese
A missa e o culto vistos do lado de fora do altar: religião e vivências cotidianas em duas comunidades eclesiais de base do bairro Petrolândia, Contagem - MG.
Keywords in Portuguese
catolicismo
católico
comunidade
cultura
Religião
simbólico
Abstract in Portuguese
A presente tese de doutoramento em Antropologia Social teve como objetivo pesquisar e compreender os rituais católicos da missa e do culto, nos modos como são vivenciados por um grupo de agentes religiosos, de origem rural, em seus processos de incorporação na vida urbana. A tese resultou de uma pesquisa etnográfica junto a duas Comunidades Eclesiais de Base, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Guadalupe, da Paróquia Jesus Operário, no bairro Petrolândia, no município de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG. Foram feitas observações sistemáticas sobre o cotidiano do bairro e dos grupos de agentes, entrevistas individuais e coletivas, histórias orais, registros fotográficos e usadas pesquisas quantitativas sobre aspectos socioeconômicos da região. Os rituais da missa e do culto foram estudados em sua dimensão institucional e vivencial. Para o primeiro nível, fez-se o exame das mudanças que ocorreram na liturgia e que foram propiciadas pela realização do Concílio Vaticano II (1962-1965). E, ainda, fez-se a descrição dos rituais, segundo os textos católicos. Para o segundo nível, realizou-se um estudo sobre a história do Bairro Petrolândia e da Paróquia Jesus Operário. Posteriormente, foram feitos estudos sobre a formação do campo religioso local e a etnografia dos rituais em sua realização e tradução pelos agentes das Comunidades de Base. Acrescentou-se a essa etnografia, a análise dos modos como se dá a construção nativa da "comunidade", como locus de realização da experiência religiosa. E em que medidas essa experiência serve de mecanismos de sociabilidade na integração dos grupos no meio urbano.
 
Files
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Rituaiscultomissa.pdf (920.95 Kbytes)
Publishing Date
2001-10-15
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
Centro de Informática de São Carlos
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2021. All rights reserved.