• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2003.tde-11052023-134515
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Novaes, Sylvia Maria Caiuby (Presidente)
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Magnani, Jose Guilherme Cantor
Peixoto, Clarice Ehlers
Peixoto, Fernanda Arêas
Título em português
São Paulo - cidade azul: imagens da cidade construídas pelo cinema paulista dos anos 80
Palavras-chave em português
Antropologia social
Filmes - 1980 (São Paulo)
Resumo em português
Analisando sete filmes paulistas produzidos nos anos 80, este trabalho busca perceber os possíveis significados das imagens construídas sobre a cidade de São Paulo. São eles: Cidade Oculta, de Francisco Botelho; Anjos da Noite, de Wilson Barros; Anjos do Arrabalde, de Carlos Reichenbach; A Dama do Cine Shangai, de Guilherme de Almeida Prado; Wholes, de Cecílio Neto; Disaster Movie e Diversões Solitárias, de Wilson Barros. Num primeiro momento, apresento uma discussão centrada na representação fílmica das metrópoles e mais especificamente São Paulo. Em seguida, os 7 filmes ganham o primeiro plano e são trabalhados através de temas transversais como tempo, espaço e a relação indivíduo/cidade. Nesta análise antropológica a abordagem da questão do trânsito entre imagem, imaginário, memória e experiência tornou-se essencial sendo o fio que alinhava todo o trabalho
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Herein an analysis of 7 movies made by directors from São Paulo, produced in the 80's, is developed in order to understand which image of this city is idealized from their visual work. These movies are: Cidade Oculta, by Francisco Botelho; Anjos da Noite, by Wilson Barros; Anjos do Arrabalde, by Carlos Reichembach; A Dama do Cine Shangai, by Guilherme de Almeida Prado; Wholes, by Cecílio Neto; Disaster Movie and Diversões Solitárias, by Wilson Barros. Firstly, we introduce a discussion on the ideal representation of large cities that is shown in movies, with a special attention to São Paulo city. Secondly, those 7 movies become the central focus of the discussion and are analyzed under the light of specific transversal themes, such as space, time and the relation individual/city. Within the latter anthropologic analysis the discussion of the interaction between image, imaginary, memory and experience is essential, being the point that focus all the work
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.