• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2003.tde-11052023-134515
Document
Auteur
Nom complet
Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Novaes, Sylvia Maria Caiuby (Président)
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro
Magnani, Jose Guilherme Cantor
Peixoto, Clarice Ehlers
Peixoto, Fernanda Arêas
Titre en portugais
São Paulo - cidade azul: imagens da cidade construídas pelo cinema paulista dos anos 80
Mots-clés en portugais
Antropologia social
Filmes - 1980 (São Paulo)
Resumé en portugais
Analisando sete filmes paulistas produzidos nos anos 80, este trabalho busca perceber os possíveis significados das imagens construídas sobre a cidade de São Paulo. São eles: Cidade Oculta, de Francisco Botelho; Anjos da Noite, de Wilson Barros; Anjos do Arrabalde, de Carlos Reichenbach; A Dama do Cine Shangai, de Guilherme de Almeida Prado; Wholes, de Cecílio Neto; Disaster Movie e Diversões Solitárias, de Wilson Barros. Num primeiro momento, apresento uma discussão centrada na representação fílmica das metrópoles e mais especificamente São Paulo. Em seguida, os 7 filmes ganham o primeiro plano e são trabalhados através de temas transversais como tempo, espaço e a relação indivíduo/cidade. Nesta análise antropológica a abordagem da questão do trânsito entre imagem, imaginário, memória e experiência tornou-se essencial sendo o fio que alinhava todo o trabalho
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Herein an analysis of 7 movies made by directors from São Paulo, produced in the 80's, is developed in order to understand which image of this city is idealized from their visual work. These movies are: Cidade Oculta, by Francisco Botelho; Anjos da Noite, by Wilson Barros; Anjos do Arrabalde, by Carlos Reichembach; A Dama do Cine Shangai, by Guilherme de Almeida Prado; Wholes, by Cecílio Neto; Disaster Movie and Diversões Solitárias, by Wilson Barros. Firstly, we introduce a discussion on the ideal representation of large cities that is shown in movies, with a special attention to São Paulo city. Secondly, those 7 movies become the central focus of the discussion and are analyzed under the light of specific transversal themes, such as space, time and the relation individual/city. Within the latter anthropologic analysis the discussion of the interaction between image, imaginary, memory and experience is essential, being the point that focus all the work
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.