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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-09032021-171034
Documento
Autor
Nombre completo
Thiago Magri Benucci
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Cesarino, Pedro de Niemeyer (Presidente)
Luciani, José Antonio Kelly
Moisés, Beatriz Perrone
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título en portugués
O jeito yanomami de pendurar redes
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Casa
Xamanismo
Yanomami
Resumen en portugués
Esta dissertação é um estudo etnográfico sobre a arquitetura yanomami. A pesquisa parte da relação etnográfica construída com interlocutores do Rio Marauiá (Amazonas, Brasil) para descrever e pensar com as concepções em torno das formas de construir e habitar yanomami: os acampamentos temporários na floresta, as casas-aldeia nas clareiras domésticas, as casas-montanha habitadas pelos espíritos e também as casas de espíritos construídas no peito dos pajés durante as iniciações xamânicas. Dentre os problemas e conceitos que permeiam esse trabalho, destacam-se os movimentos de agregação e de desagregação dos grupos e das moradas; os regimes de transformação das casas e dos corpos; os sentidos míticos e xamânicos em torno das categorias do perecível e do imperecível; e a ubiquidade e a recursividade das casas de espíritos xamânicos.
Título en inglés
The Yanomami way of hanging hammocks
Palabras clave en inglés
Architecture
House
Shamanism
Yanomami
Resumen en inglés
This dissertation is an ethnographic study of Yanomami architecture. The research starts from the ethnographic relationship built with interlocutors from the Marauiá River (Amazonas, Brazil) to describe and think with the conceptions around the yanomami ways of building and dwelling: the temporary camps in the forest, the village-houses in the domestic clearings, the mountain-houses inhabited by the spirits and also the spirit houses built in the shamans' chest during shamanic initiations. Among the problems and concepts that permeate this work, stands out the movements of aggregation and disaggregation of groups and addresses; the transformation regimes of houses and bodies; the mythical and shamanic senses around the categories of the perishable and the imperishable; and the ubiquity and recursion of shamanic spirit houses.
 
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Fecha de Publicación
2021-03-09
 
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