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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-07082018-164253
Document
Auteur
Nom complet
Hélio Santos Menezes Neto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Schwarcz, Lilia Katri Moritz (Président)
Chiarelli, Domingos Tadeu
Conduru, Roberto Luís Torres
Munanga, Kabengele
Titre en portugais
Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira
Mots-clés en portugais
Arte afro-brasileira
Arte negra
Identidade negra
Museu Afro Brasil
Museu Afro-Brasileiro
Resumé en portugais
Essa dissertação versa sobre a noção de arte afro-brasileira, tomando os principais estudos voltados à questão, exposições emblemáticas ao redor do tema e os contextos de fundação e expografia de duas instituições decisivas da área o Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, e o Museu Afro Brasil, em São Paulo como meios privilegiados de acesso às disputas conceituais e políticas que a constituem. Subjaz ao entendimento geral do estudo que as dificuldades de conceituação dessa arte de muitos nomes negra, afrodescendente, afro-orientada, diaspórica, preta etc. e os distintos significados que lhe foram sendo atribuídos ao longo do século XX, se relacionam de maneira incerta, porém constante, com as ambiguidades que informam as relações raciais no Brasil. Os capítulos que compõem essa dissertação buscam se debruçar sobre esse mosaico de usos, interpretações e definições que dão corpo e sentido, ainda que instável, ao termo. Afinal, quando se faz ou se fala em arte afrobrasileira, do que se está falando e o que se está fazendo? Quando uma exposição ou museu são organizados em torno desse conceito, que critérios e entendimentos são por eles acionados e, por fim, também criados?
Titre en anglais
Between the visible and the hidden: the construction of the concept of Afro-Brazilian art
Mots-clés en anglais
Afro Brazil Museum
Afro-brazilian art
Afro-brazilian identity
Afro-Brazilian Museum
Black art
Resumé en anglais
privileged means to access the conceptual and political disputes that constitute it studies and emblematic exhibitions on the subject, and the contexts of creation and expography of two decisive institutions of the area, the Museu Afro-Brasileiro in Salvador and the Museu Afro Brasil in São Paulo. It underlies this study that the difficulties of conceptualizing this many named Art - black, Afro-descendent, Afrooriented, diasporic etc. - and the multiple meanings given to it along the 20th century are related in an uncertain but constant way to the ambiguities of racial relations in Brazil. The chapters of this dissertation seek to explore the multiple uses, interpretations and definitions that give body and meaning, albeit uncertain to this notion. After all, when Afro-Brazilian Art is produced or talked about, what exactly is being produced or talked about? When an exhibition or museum are organized around the subject, what understandings and criteria are being used and also created?
 
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Date de Publication
2018-08-07
 
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