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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-07072020-104915
Documento
Autor
Nome completo
Caio Csermak
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Maria Manuela Ligeti Carneiro da (Presidente)
Anjos, José Carlos Gomes dos
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Marques, Ana Claudia Duarte Rocha
Título em português
Reinventar a roda: a circulação do samba entre sujeitos, eventos e repertórios em Cachoeira, BA
Palavras-chave em português
Cachoeira-BA
Etnografia musical
Institucionalização de práticas musicais
Patrimônio cultural imaterial
Samba
Resumo em português
Essa tese analisa os processos de institucionalização dos grupos de samba de roda e de profissionalização dos sambadores da cidade de Cachoeira, Bahia, desde a década de 1950 até o tempo presente. Ela se divide em três partes para abordar tais processos a partir de diferentes perspectivas complementares: as trajetórias de sujeitos individuais e coletivos do universo do samba; o espaço do samba nos eventos musicais cachoeiranos; e as características musicais do samba, assim como sua relação com outros repertórios. Os dados da pesquisa foram colhidos majoritariamente em trabalho de campo realizado ao longo de 20 meses intermitentes entre os anos de 2015 e 2018 em Cachoeira. O trabalho de campo consistiu em acompanhar os sambadores e sambadeiras tanto em situações ordinárias da vida cotidiana, quanto em eventos extraordinários do calendário festivo da cidade. Com isso, foi possível cobrir uma extensa gama de eventos cívicos, festivos e religiosos, bem como as relações familiares e comunitárias dos sambadores. Através da análise de dados etnográficos, entrevistas, material audiovisual e transcrições musicais, busca-se compreender as particularidades dos processos de institucionalização do samba e profissionalização dos sambadores, enfatizados pela patrimonialização do samba de roda em 2004, porém mais antigos e dotados de características singulares moldadas pelo desenvolvimento sociopolítico da cidade. A tese visa demonstrar que, através de tais processos, o samba se tornou o articulador de um sistema musical cachoeirano, tendo efeitos sobre as práticas musicais dos sambadores e levando ao protagonismo do grupo de samba de roda sobre outras formas de organização social, assim como do samba corrido sobre outros estilos de samba.
Título em inglês
To reinvent the wheel: the circulation of samba among subjects, events and repertories in Cachoeira, BA
Palavras-chave em inglês
Cachoeira-BA
Institutionalization of music practices
Intangible Cultural Heritage
Music ethnography
Samba
Resumo em inglês
This thesis describes institutionalization and professionalization processes of samba de roda groups and sambadores (samba players) from Cachoeira, Bahia, from the 1950s till the present. The thesis is divided in three parts for assessing such process from different perspectives: the path of individual and collective subjects engaged in the practice of samba; the position of samba within musical events of the city; and samba's musical characteristics and relations to other repertoires. Research data was mainly collected during a fieldwork period of 20 intermittent months between 2015 and 2018 in Cachoeira. The fieldwork consisted of following sambadores in their everyday life as well as at extraordinary events of the city's festive calendar. It encompassed a large range of civic, festive and religious events, as well as family and community relationships of sambadores. Analysis of fieldwork data, interviews, audiovisual material and musical transcriptions sought to understand the particularities of the institutionalization and professionalization processes of samba and sambadores, which were reinforced by the patrimonialization of samba de roda in 2004, but date back to older sociocultural developments specific of the city. The thesis aims to demonstrate that, by means of such processes, samba became the articulator of a musical system of Cachoeira, impacting the musical practices of sambadores and leading to the protagonism of the samba de roda group over other forms of social organization, as well as of samba corrido over other samba styles.
 
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Data de Publicação
2020-07-07
 
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