• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-07042008-101429
Document
Auteur
Nom complet
Daniela Carolina Perutti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Schwarcz, Lilia Katri Moritz (Président)
Dawsey, John Cowart
Lourenco, Maria Cecilia Franca
Titre en portugais
Gestos feitos de tinta: as representações corporais na pintura de Almeida Júnior
Mots-clés en portugais
Corporalidade
José Ferraz de Almeida Júnior
Pintura brasileira
Regionalismo
século XIX
Resumé en portugais
Esta dissertação de mestrado versa sobre o pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), conhecido principalmente por suas telas de temática regionalista. O principal objetivo do trabalho consiste em entender como, por meio da representação corporal do caipira e de outras personagens, o artista é produto e produtor de um certo imaginário sobre São Paulo - justamente em um período no qual a pauta de discussão entre as elites paulistas é a afirmação de uma identidade para o Estado. Tanto em suas pinturas de meios urbanos, quanto nas de conteúdo regionalista, foi possível identificar como os corpos das figuras representadas e a sua relação com o meio físico expressam uma série de ambivalências. No caso das telas em que os caipiras são protagonistas, por exemplo, existe, por um lado, a intenção de valorizar essas personagens e o seu modo de vida e; por outro, a luz e tonalidade de suas peles os tornam muito semelhantes ao ambiente no qual estão inseridos - composto pela luz solar e pelo chão de terra batida - como se ambos fossem feitos das mesmas substâncias. Nesse sentido, seria possível aproximar os caipiras de Almeida Júnior a uma série de discursos deterministas do período que caracterizam o ser humano como produto de seu meio físico. Além disso, por meio de comparações sucessivas entre os diversos gêneros de pinturas produzidos pelo artista, tentou-se compreender por que tais representações foram eficazes, de um ponto de vista simbólico, já que reconhecidas por sua fortuna crítica como precursoras de uma arte moderna no Brasil.
Titre en anglais
Gestures made of paint: the corporal representation in Almeida Júnior' s paints
Mots-clés en anglais
19th century
Brazilian paint
Embodyment
José Ferraz de Almeida Júnior
Regionalism
Resumé en anglais
This master's dissertation is about José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), a painter born in Itu, mainly known for his regionalistic tematic paints. The main objective consists in understand how, through the corporal representation of the peasant and other characters, the artist is a product and a producer of a certain imaginary of São Paulo - exactly in a period when the discussion theme among the paulist elite is the affirmation of an identity for the state. Both in paintings about urban environment, and in those of regionalistic subject, it was possible to identify how the represented characters' bodies and their relashionship with the physical environment express a series of ambivalences. In the paintings which the peasants are the protagonists; in one sense, there is an intention in valuing these characters and their way of life and; in another, the light and tonality of their skins make them very similar to the ambient which they are setted - composed by the solar light and the ground - as if both were maid of the same substances. In this sense, it would be possible to aproximate the Almeida Júnior's peasants to a series of deterministic discourses of the epoch that characterize the human being as a product of his physical environment. Besides that, throughout sucessives comparisons between the several painting genres produced by the artist, it was tried to understand why his representations were eficient from the simbolic point of view, since they were recognyzed by his critics as precursors of a modern art in Brazil.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-06-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.