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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-02052023-152213
Documento
Autor
Nome completo
Rachel Rua Baptista Bakke
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Silva, Vagner Goncalves da (Presidente)
Novaes, Sylvia Maria Caiuby
Reis, Letícia Vidor de Sousa
Título em português
Tem orixá no sambaClara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira
Palavras-chave em português
Candomblé
Divulgação
MPB
Umbanda
Valores religiosos
Resumo em português
Muitas vezes as informações sobre as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda) nos chegam por meios como a indústria fonográfica, o rádio e a televisão. Nesse cenário, a música popular brasileira (MPB) ocupa importante papel de divulgadora dessa religiosidade. Em vista disso, nesse trabalho procuro interpretar os modos pelos quais os valores dessas religiões aparecem na MPB tendo como campo empírico a produção artística de Clara Nunes (análise de letra de música, da performance em shows, clipes e apresentações em programas de TV assim como dos símbolos escolhidos na divulgação de seu trabalho, presentes em encartes e capas de LPs)
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Candomblé
MPB
Religious values
Source of information
Umbanda
Resumo em inglês
Information about Afro-Brazilian religions (candomblé and umbanda) often reaches the general public through the phonographic industry, radio and television. Brazilian Popular Music (MPB) is also an important source of information about these religions. For this reason this paper attempts to interpret the ways in which the values from these religions appear on MPB, having as an empirical field the artistic production of Clara Nunes (analyzes of lyrics, performances in concerts, video clips and appearances in TV shows, as well as the symbols chosen to divulge her work, shown in LP covers and inner-sleeves)
 
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Data de Publicação
2023-05-08
 
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