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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2000.tde-31082022-110137
Documento
Autor
Nome completo
Jorge Mattos Brito de Almeida
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Arantes, Paulo Eduardo (Presidente)
Mammi, Lorenzo
Müller, Marcos
Schwarz, Roberto
Waizbort, Leopoldo Garcia Pinto
 
Título em português
Música e verdade: a estética negativa de Theodor Adorno
Palavras-chave em português
Filosofia contemporânea
Resumo em português
Esta tese pretende demonstrar que a compreensão e crítica de alguns dos temas fundamentais da estética de Theodor Adorno (como as questões da mediação e da recepção e os conceitos de material artístico e teor de verdade das obras de arte) só é possível e relevante quando remete não a suas "influências" artísticas e filosóficas, mas ao contexto dos diversos debates musicais e literários nos quais Adorno participou, da discussão do Expressionismo à controvérsia sobre o envelhecimento da arte moderna nas antinomias da Neue Musik desde os anos 1920. Nesse sentido, a estética de Adorno é exposta a partir da interpretação de suas críticas à música e a literatura modernas, em uma abordagem que se contrapõe às leituras que buscam, no comentário, às teses da Teoria estética, à consolidação de um sistema ou de um método
 
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This thesis aims to demonstrate that the understanding and criticism of some fundamental themes of Theodor Adorno's aesthetics (such as the issues of mediation and reception and of the concepts of artistic material and truth content of works of art) are only possible and relevant when they refer not to their artistic and philosophical "influences", but to the context of the various musical and literary debates in which Adorno took part, ranging from the discussion around Expressionism to the ageing of Modern Art controversy in the decades of 1950 and 1960, and focussing chiefly on a reflection on the antinomies of "Neue Musik" since 1920. Thus, Adorno's aesthetics is seen through the interpretation of his critiques on modern music and literature. This configures an approach that is opposed to readings that aim at the consolidation of a system or a method based on the commentary on the Aesthetic Theory's theses
 
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Data de Publicação
2022-08-31
 
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