Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1999.tde-30032023-101450
Documento
Autor
Nome completo
Irinéa de Lourdes Batista
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Costa, Newton Carneiro Affonso da (Presidente)
Anna, Adonai Schlup Sant'
Doria, Francisco Antonio de Moraes Accioli
Krause, Décio
Souza, Edelcio Gonçalves de
Título em português
A teoria universal de Fermi: da sua reformulação inicial até a reformulação V-A
Palavras-chave em português
Filosofia da ciência
Resumo em português
A desintegração 'beta', originada a partir do núcleo atômico, não era explicada pelos estudos teóricos, até 1930, e colocava em questionamento as leis de conservação de energia, de momento angular e momento linear. Os problemas colocados eram: por que o espectro de energia da radiação 'beta' era contÃnuo e o que provocava essa radiação. Para explicar a radioatividade 'beta', W. Pauli lançou a hipótese, em 12/1930, de uma partÃcula neutra, spin 1/2, o neutrino (nome dado por Fermi); no entanto, ele só apresentou essa hipótese oficialmente na Conferência de Solvay, em 1933. E. Fermi, após essa conferência, apresenta sua teoria de campo para a desintegração 'beta', que obedece todas as leis de conservação conhecidas. Ele propõe, em sua interação básica, que um nêutron se transforma em um próton, mais um elétron e um neutrino (atualmente anti-neutrino), adotando, então, a hipótese de Pauli. Analisando o trabalho de Fermi, o nosso estudo procurará mostrar, e explicitar, as origens de suas interpretações fÃsicas, as estruturas matemáticas que ele emprega, as consequências empÃricas e o poder heurÃstico de sua elaboração. Um resultado obtido dessa análise é a nossa concepção de proto-teoria, elaborada para interpretar a proposta de Fermi, e um outro é a apresentação da capacidade desse pesquisador, tanto no domÃnio teórico como no experimental, o que faz com que suas proposições tenham muita qualidade e confiabilidade. Podemos avaliar a importância da sua elaboração analisando o papel que ela desempenhou, com o estabelecimento de sua universalidade, no começo e no subsequente desenvolvimento da nova área de fÃsica de partÃculas. Essa universalidade será estabelecida, em 1947, após a descoberta e a identificação das novas partÃculas: os pÃons, os múons e as partÃculas estranhas, uma vez que a teoria de Fermi explica as suas caracterÃsticas (por ex., filiação, tempo de vida, etc.): é a origem da noção de interações ) fracas. Finalmente, veremos, que a teoria de Fermi vai sofrer modificações - a reformulação (V - A), em 1957, proposta por Sudarsham & Marshak, Feynman & Gell-Mann e Sakurai -, a partir da compreensão que as interações fracas não conservam a paridade (um tipo de simetria)
Título em francês
Indisponible
Palavras-chave em francês
Indisponible
Resumo em francês
La désintégration 'beta', originaire du noyau atomique, n'était pas expliquer par les études théoriques, jusqu'à 1930, et pouvait mettre en cause les lois conservation de l'énergie, de moment angulaire et moment lineaire. Les questions poséeétaient: porquoi le spectre 'beta' était continu (énergie) et qui provoquait cette transformation. Pour expliquer la radioactivité 'beta', W. Pauli émis, en 12/1930, l'hypothèse d'une particule neutre, spin 1/2, le neutrino (baptisé par E.Fermi); cependant il l'a exposée officiellement à la Conférence de Solvay, en 1933. E. Fermi, après cette conférence, présente sa théorie de champ de la désintégration 'beta', qui obéit toutes leslois de conservations connues. Il soutient, dansson interaction basique, que un neutron devient un proton, plus un électron e un neutrino (antineutrino d'aujourd'hui); il a adopté, donc, l'hypothèse de Pauli. En se dédiant à l'analyse du travail de Fermi, notre étude veut montrer, etexpliciter, les origines de ses interprétations physique, les structures mathématiques qu'il y utilize, les conséquences empiriques et la puissance (portée) d'explication de cette élaboration. Un résultat de cette analyse est notre conception deproto-théorie, élaborée pour bien interpréter la proposition de Fermi, et un autre est celui montrer la capacité de ce physicien dans le domaine expérimental et théorique, ce qui procure a ses propositions d'une énorme qualité et une très grandefiabilité a ses conclusions. On peut mesurer l'importance, de son travail, par le rôle qu'il eut au debut et dans le développement subséquent de la nouvelle physique des particules élémentaires, avec l'établissement de son universalité. Cetteuniversalité sera établie, en 1947, aprés la découverte et la identification des novelles particules: les pions, les muons e les particules étranges, une fois que la théorie de Fermi les explique (par ex., filiation, durée de vie, etc.):(Continuer) c'est l'origine de la notion des interactions faibles. Finalement, on verra que la théorie de Fermi souffrira des modifications - la forme (V - A), proposée, en 1957, par Sudarsham & Marshak, Feynman & Gell-Mann e Sakurai -, apartir de l'aperçu de la non-conservation de la parité (une brisure de symétrie), qu'il existe uniquement dans ces interactions
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-03-30