• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-26092023-120332
Documento
Autor
Nome completo
Natália Acurcio Cardoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Tolle, Oliver (Presidente)
Gonçalves, Marcia Cristina Ferreira
Oliveira, Rosana de
Safatle, Vladimir Pinheiro
Título em português
A necessidade da arte na Fenomenologia do Espírito, de Hegel
Palavras-chave em português
Arte
Espírito
Hegel
linguagem
necessidade
Resumo em português
A arte aparece no processo de desenvolvimento da consciência na Fenomenologia do Espírito, obra na qual Hegel apresenta um percurso de necessidade em direção ao saber absoluto, dentro do capítulo da Religião. Sendo a arte uma das figuras desse sistema, que é por inteiro necessário, gostaria de refletir sobre as peculiaridades da necessidade da arte nesse processo. A teoria do espírito de Hegel parece essencial para que possamos compreender como a arte opera enquanto figura, quais são suas características, e qual a relação que podemos estabelecer com a filosofia do autor. O texto central para o desenvolvimento do desse trabalho será a Arte-Religião, que configura o item B do capítulo VII da Fenomenologia. Outros trechos da obra, porém, serão abarcados para uma melhor compreensão do nosso texto base, e será atribuído um destaque central na nossa pesquisa para o prefácio e a introdução da FE, já que ambos operam como um norte para a compreensão do processo da consciência como movimento dialético. Além disso, os Cursos de Estética de autor serão abordados tendo em vista tanto uma compreensão da arte, da filosofia e da religião nessa obra, como uma possível relação com o lugar da arte na Fenomenologia.
Título em inglês
The necessity of art in Hegel's Phenomenology of Spirit
Palavras-chave em inglês
Art
Hegel
Language
Necessity
Spirit
Resumo em inglês
Art appears in the process of consciousness development in the Phenomenology of Spirit, a work in which Hegel presents a path of necessity toward absolute knowledge, within the chapter on Religion. Since art is one of the figures of this system, which is entirely necessary, I would like to reflect on its peculiarities. Hegel's theory of the spirit seems essential for us to understand how art operates as a figure, what its characteristics are, and what relationship we can establish with the author's philosophy. The central text for the development of this work will be Art- Religion, which is item B of chapter VII of the Phenomenology. Other parts of the work, however, will be approached for a better understanding of our basic text, and a central emphasis in our research will be given to the preface and the introduction of PS, since both operate as a guide to the understanding of the process of consciousness as a dialectical movement. In addition, the author's Lectures on Fine Arts will be addressed with a view to both an understanding of art, philosophy, and religion in this work, and a possible relation to the place of art in Phenomenology.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-09-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.