• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-25052021-181310
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Flávia Santos de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Novaes Filho, Moacyr Ayres (Presidente)
Cristofoletti, Fabricio Klain
Mammi, Lorenzo
Silva Filho, Luiz Marcos da
Título en portugués
A naturalização do mal e a necessidade do pecado contra o livre-arbítrio da vontade no de libero arbitrio III de Agostinho de Hipona
Palabras clave en portugués
Livre-arbítrio
Mal
Natureza
Necessidade
Vontade
Resumen en portugués
O presente trabalho de dissertação pretende examinar o caráter necessitaristas das interpelações levantadas por Evódio em III, i - iv do de libero arbitrio a fim de compreender se o movimento pelo qual a vontade humana se furta ao bem supremo e se converte aos bens inferiores é natural ou voluntário. Trata-se de compreender por que para Agostinho não é contraditório e incompatível o fato de o livre-arbítrio da vontade humana ser fruto da iniciativa divina e o mal não ser, consequentemente, natural, bem como por que não é contraditório e incompatível o fato de Deus conhecer de antemão todos os eventos futuros e ainda assim o livre-arbítrio da vontade humana ser a causa do mal, sem que o seja impelido pela presciência divina. Em outras palavras, o que está em jogo, portanto, é a compreensão do discurso pelo qual Agostinho afirma a um só tempo: a) a bondade e a presciência divinas, b) a bondade natural da vontade humana, c) a voluntariedade do mal.
Título en inglés
The naturalization of evil and the necessity of sin against the free will of Augustine of Hippo in libero arbitrio III
Palabras clave en inglés
Evil
Free will
Nature
Necessity
Will
Resumen en inglés
The present dissertation intends to examine the deterministic character of the questions raised by Evódio in III, i - iv of de libero arbitrio in order to understand whether the movement by which the human will turns against the supreme good and converts to inferior goods is natural or voluntary. It's about understanding why, according to Augustine, it is not contradictory and incompatible that the free will of the human will is the fruit of God's initiative, but evil is not, consequently, natural. Also, it's not contradictory and incompatible that God knows all future events beforehand and yet the free will of the will is the cause of evil without being propelled by divine foreknowledge. In other words, we intend, therefore, to understand the discourse by which Augustine affirms at the same time: a) the divine goodness and foreknowledge b) the natural goodness of human will and c) the willingness of evil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.