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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-24092021-175912
Document
Auteur
Nom complet
Felipe Sá Cavalcante Alves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Suzuki, Marcio (Président)
Brandão, Eduardo
Paula, Marcio Gimenes de
Roos, Jonas
Titre en portugais
Hermenêutica e Linguagem em Kierkegaard
Mots-clés en portugais
Comunicação
Ironia
Kierkegaard
Linguagem
Mal-entendido
Paradoxo
Resumé en portugais
Em nossa dissertação, procuramos delinear, em linhas gerais, como a linguagem em Kierkegaard está intimamente ligada à existência do indivíduo, mostrando de que modo ela pode ser pensada como o meio pelo qual idealidade e realidade se adéquam. Ao mesmo tempo, procurou-se desenvolver que a linguagem, irônica em si, pressupõe sempre uma destruição de significado da palavra dita que deve ser superada pelo cristão quando esse, realizando o salto, torna-se ele mesmo uma palavra formada por Deus. Por isso mesmo, esta adequação entre idealidade e realidade envolveria o amor que, tendo sido esvaziado de conteúdo em um primeiro momento, reganha seu conteúdo ao ser direcionado e relacionado a Deus, essa ressignificação de conteúdo, por sua vez, também deveria poder ser expressa na linguagem, que seria o indicativo da relação entre o Paradoxo e o cristão.
Titre en anglais
Hermeneutics and language in Kierkegaard
Mots-clés en anglais
Communication
Irony
Kierkegaard
Language
Misunderstanding
Paradox
Resumé en anglais
In our dissertation, we aimed to show, in general lines, how the language in Kierkegaard's thought is deeply connected to the individual existence, showing in which way language can be thought as the way ideality and reality fit each other. At the same time, we developed that language, ironic in itself, always presupposes a destruction of the meaning of the spoken word that must be overcome by the Christian when he, performing the leap, becomes himself a word formed by God. Therefore, adequacy between ideality and reality involves love that, once it has been, in a first moment, emptied of its content, regains its content when it is directed and related to God, this resignification of content, in turn, should also be able to be expressed through language, which is the indicative of the relation between the Paradox and the Christian.
 
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Date de Publication
2021-09-24
 
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