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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-23092020-191108
Documento
Autor
Nombre completo
Gustavo Henrique dos Santos Guimarães
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Tolle, Oliver (Presidente)
Castro, Pedro Sussekind Viveiros de
Guimarães, Bruno Almeida
Werle, Marco Aurélio
Título en portugués
Após o fim da arte: a narrativa pluralista de Arthur Danto
Palabras clave en portugués
Danto
Filosofia da arte
Fim da arte
Narrativas ideológicas
Narrativas legitimadoras
Representação
Resumen en portugués
No presente trabalho, pretendemos defender a seguinte tese: a filosofia da arte de Arthur Danto resulta numa tentativa de estabelecer uma nova narrativa mestra que deve legitimar as artes de vanguarda, sobretudo, aquelas realizadas nas décadas de 1960 e 1970. Tal narrativa, a que chamaremos de pluralista, ou pós-histórica, daria sequência a outras narrativas do passado, e junto às quais integrariam um relato maior, ou mesmo épico, da arte. A princípio, pode ser considerada uma narrativa escrita para garantir a liberdade da artista, em um momento da história em que valores como o da beleza cedem lugar a outros mais afinados à cultura Pop, ou ao período pós-histórico, como a liberdade e a igualdade, Entretanto, veremos que essa liberdade não é tão ampla quanto Danto faz parecer.
Título en inglés
After the end of art: Arthur Danto's pluralist narrative
Palabras clave en inglés
Danto
End of art
Ideological narratives
Legitimizing narratives
Philosophy of art
Representation
Resumen en inglés
In the present work, we intend to advocate the following thesis: Arthur Danto's philosophy of art results in an attempt to establish a new "master narrative" that should legitimize the avant-garde arts, especially those carried out in the 1960s and 1970s. What we will call pluralist, or post-historical, would follow other narratives from the past, and together with it they would integrate a larger, or even epic, narrative of art. At first, it can be considered a narrative written to guarantee the artist's freedom, at a time in history when values such as beauty give way to others more in tune with Pop culture, or the post-historic period, such as freedom and equality. However, we will see that this freedom is not as broad as Danto makes it seem.
 
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Fecha de Publicación
2020-09-29
 
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