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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-22012021-193923
Documento
Autor
Nome completo
Caio Marin Brunet Lee
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Silvana de Souza (Presidente)
Brandão, Eduardo
Bretas, Aléxia Cruz
Socha, Eduardo
Título em português
Aforismo e crítica na Minima Moralia de Theodor Adorno
Palavras-chave em português
Aforismo
Crítica
Dialética
Minima Moralia
Theodor Adorno
Resumo em português
Na Minima Moralia, escrita entre os anos de 1944 e 1947 e publicada pela primeira vez em 1951 na Alemanha, Theodor Adorno opta pelo aforismo como forma para desenvolver sua crítica da violência e do horror do mundo contemporâneo, não apenas do Holocausto e da Segunda Guerra que haviam acabado de ocorrer, mas de toda a vida moderna ocidental, que ele chama no subtítulo do livro de "vida danificada". Como compreender a opção pelo aforismo e a sua elaboração particular, dialética, na Minima Moralia para a realização de tamanha tarefa? Buscaremos ao longo deste trabalho elucidar tal questão, indicando como através da elaboração formal particular da obra Adorno almejaria a produção de uma experiência de leitura cuja estrutura, cuja forma estaria em tensão concreta com a forma socialmente predominante, sendo capaz de superar, assim, as suas limitações e violências. Nesse sentido, Adorno buscaria nessa experiência, boa, o estabelecimento de um ponto de sustentação para a crítica das tendências sociais hegemônicas, más, ensejando aí a abertura para processos de reinformação social, de superação e transformação da forma de vida atual.
Título em inglês
Aphorism and critique in Theodor Adorno's Minima Moralia
Palavras-chave em inglês
Aphorism
Critique
Dialectics
Minima Moralia
Theodor Adorno
Resumo em inglês
In his Minima Moralia, written between 1944 and 1947 and first published in 1951 in Germany, Theodor Adorno chooses the aphorism as form for the development of his critique of contemporary world's violence and horror, not just of the Holocaust and of the Second World War, which had just happened, but of western modern life as a whole, which he defines in the book's subtitle as a "damaged life". How to understand this option for the aphorism in its particular, dialectic elaboration within the Minima Moralia for carrying out such a task? This is the question we shall seek to illuminate, by arguing how, through the particular formal elaboration of the book, Adorno seeks the production of a reading experience, the structure of which, the form of which are in concrete tension with the social predominant form, being therefore able to overcome its limitations and violence. In this way, Adorno attempts to establish in this good experience a sustaining base for the critique of the bad social hegemonic tendencies, rendering possible therewith social processes of reinformation, of overcoming and transformation of the current life form.
 
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Data de Publicação
2021-01-22
 
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