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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-21072021-190408
Document
Auteur
Nom complet
Leandro Holanda Araujo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Lacerda, Tessa Moura (Président)
Brandão, Rodrigo
Hirata, Celí
Tolle, Oliver
Titre en portugais
A Filosofia como dissolução do Ceticismo: uma análise do debate que movimentou a virada do século XVIII
Mots-clés en portugais
Ceticismo
Cristianismo

Razão
Religião
Resumé en portugais
O esforço de conciliação entre a fé e a razão está longe de ser uma inovação de Leibniz, na medida mesma em que a escolástica deixou uma longa literatura a respeito. Contudo, a grande inovação da modernidade está em ir além do escopo escolástico, oferecendo novas perspectivas sobre o mesmo assunto: de um lado, Pierre Bayle e o seu cético cristianismo; de outro lado, está a tentativa de Leibniz de desenvolver uma "ciência da justiça de Deus". Contrário à tentativa de congraçamento entre a razão e a fé, assunto o qual a escolástica deixou uma longa literatura a respeito, Pierre Bayle afirmava que a razão humana é um princípio de destruição e não de edificação, sendo impossível uma tal conciliação. Para ele, os dogmas cristãos estão muito acima do que a razão é capaz de alcançar, uma vez que eles se enraízam em mistérios que a ultrapassam, estando o cristão condenado, pois, a perder no debate contra o cético. Inconformado com essa afirmação de Bayle, mas observando aquilo que acreditava ser falhas cometidas pela escolástica, Leibniz buscou dar uma resposta que satisfizesse os problemas bayleanos, mas que não caísse nos erros escolásticos. Segundo ele, esses últimos se davam em razão de um pensamento demasiadamente teológico e de uma filosofia a mercê da teologia. Leibniz propôs, então, desenvolver um inovador estudo acerca dos mistérios da justiça de Deus, a Teodiceia, que poderia encontrar a fórmula para dissolver o ceticismo, o qual manduca e ceva das controvérsias cristãs. Tal doutrina, se não pode compreender os mistérios da justiça divina, ao menos pode recoloca-los num outro patamar, mais objetivo e vigoroso contra as supostas contradições que lhes são apontadas. Assim sendo, o objetivo desta dissertação é, a partir da apresentação dos principais pontos do debate entre Bayle e Leibniz, analisar algumas questões que decorrem dele para finalmente mostrar - escapando dos problemas presentes nas tentativas dos medievais - como a filosofia pode ser um caminho para resolver algumas supostas inverossimilhanças nos dogmas da fé. Para isso, foram estudados, como base principal na exposição da problemática, os Ensaios de Teodiceia de Leibniz, e, como suporte fundamental para a sua contraposição, o Dictionnaire Historique et Critique.
Titre en anglais
Philosophy as dissolution of scepticism: an analysis of the debate that drove the turn of the 18th Century
Mots-clés en anglais
Christianity
Faith
Reason
Religion
Scepticism
Resumé en anglais
The attempts to conciliate reason with faith are not a Leibniz's innovation inasmuch as the Scholasticism left a large literature on the subject. However, the great innovation of modern discussion is going beyond the scholastic scope and affording new perspectives on the same subject: on the one hand, there is Bayle and his Christian scepticism; on the other hand, we can find out the Leibnizian attempt to develop the "God's justice science". Unbelieving in the possibility to conciliate reason with faith, by that time a typically Scholastic matter, Pierre Bayle had said human reason is a principle of destruction, instead of construction, i.e., all attempts towards conciliation are doomed to failure. For him, the Christian dogmas are far above what the reason is able to achieve, insofar as they are rooted in mysteries that go beyond it. Therefore, Christians would be doomed to lose the debate against sceptics. Dissatisfied with Bayle's statement, but noting what he believed to be mistakes made by Scholasticism, Leibniz sought to figure out an answer to Bayle's problems that would not repeat Scholastic's mistakes. According to him, the reason of the latter is an overly theological thought and a philosophy at the mercy of theology. Thus, Leibniz proposed to develop Theodicy (God's justice mysteries science), which could find out the formula to dissolve Scepticism, which grows due to Christian controversies. Even though such a study cannot understand the divine justice mysteries, it can even so turn them stronger making them more objective and more vigorous against the alleged contradictions pointed out. It is precisely this science where are outlined the key points needed to figure out something like a Christian logic. Hence, the aim of this dissertation is to clarify the major elements of Bayle and Leibniz's debate and analyse some issues that came from it to finally show - escaping from medievalists oversights - how philosophy could be a way to solve certain seeming inconsistencies in the mysteries of faith. Therefore, Leibniz's Theodicy was studied as the primary basis to introduce their debate along with, as the major opposition to it, Bayle's Dictionnaire Historique et Critique.
 
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Date de Publication
2021-07-29
 
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