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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-17112020-131422
Document
Auteur
Nom complet
Natalia Leon Nunes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Silva, Franklin Leopoldo e (Président)
Barbosa, Jonnefer Francisco
Bident, Christophe
Pessanha, Juliano Garcia
Titre en portugais
O desaparecimento como autobiografia: notas sobre Maurice Blanchot
Mots-clés en portugais
Autobiografia
Desaparecimento
Escrita
Literatura
Morte
Resumé en portugais
Este trabalho tenta pensar, a partir de alguns textos de Maurice Blanchot, a autobiografia como processo de desaparecimento. Blanchot estudou em muitos textos a linguagem literária, que é capaz de afastar, aniquilar e fazer desaparecer tudo o que existe. Este desaparecimento afeta o próprio autor, que se dissolve enquanto escreve, como Blanchot mostra, por exemplo, nos seus textos sobre Franz Kafka. Esta dissertação tratou deste desaparecimento do autor em textos que podem ser considerados autobiográficos. No capítulo 1, que fala das Meditações de Descartes, texto filosófico, mas também autobiográfico, aproximamos elementos dos textos de Descartes e de Maurice Blanchot. No segundo capítulo, sobre a análise das cartas entre Antonin Artaud e Jacques Rivière comentada por Blanchot em O Livro Por Vir, buscamos compreender a aproximação que Blanchot faz entre pensamento e sofrimento. Essa aproximação nos permite pensar os primeiros poemas de Artaud como um registro autobiográfico das experiências que o dramaturgo viveu. Por fim, no último capítulo, falamos de L'Instant de Ma Mort, texto que Blanchot publica em 1994. L'Instant de Ma Mort é conhecido como o livro autobiográfico de Blanchot, no qual o autor conta episódio que viveu em 1944. Buscamos entender alguns conteúdos do livro e responder se L'Instant de Ma Mort pode mesmo ser lido como autobiográfico ou não. A discussão sobre a imagem e a discussão sobre a questão do desaparecimento na escrita literária foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho e perpassam todo o texto.
Titre en anglais
The disappearance as autobiography: notes on Maurice Blanchot
Mots-clés en anglais
Autobiography
Death
Disappearance
Literature
Writing
Resumé en anglais
This paper tries to think, from some texts by Maurice Blanchot, the autobiography as a process of disappearance. Blanchot has studied in many texts the literary language, which is able to drive away, annihilate and make all that exists disappear. This disappearance affects the author himself, who dissolves as he writes, as Blanchot shows, for instance, in his texts on Franz Kafka. This dissertation dealt with this author's disappearance in texts that can be considered autobiographical. In Chapter 1, which talks about Descartes 'Meditations, a philosophical but also autobiographical text, we approached elements of Descartes' and Maurice Blanchot's texts. In the second chapter, on the analysis of the letters between Antonin Artaud and Jacques Rivière commented on by Blanchot in The Book to Come, we sought to understand Blanchot's approach between thought and suffering. This approach allows us to think of Artaud's early poems as an autobiographical record of the experiences the playwright lived. Finally, in the last chapter, we talk about L'Instant de Ma Mort, a text that Blanchot publishes in 1994. L'Instant de Ma Mort is known as Blanchot's autobiographical book, in which the author tells an episode he lived in 1944. We seek to understand some of the book's contents and answer whether L'Instant de Ma Mort can even be read as autobiographical or not. The discussion about the image and the discussion about the issue of disappearance in literary writing were fundamental to the development of our work and permeate the whole text.
 
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Date de Publication
2020-11-17
 
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