• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-16082023-145304
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Faria Camargo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Cardoso, Sergio (Presidente)
Casini, Maria Cecilia
Estevao, Jose Carlos
Souza, Newton Bignotto de
Título en portugués
O tratado Monarchia e a filosofia política de Dante Alighieri
Palabras clave en portugués
Dante
Filosofia do Direito
Filosofia Política
Império
Monarquia
Resumen en portugués
Tendo por objetivo compreender um capítulo importante na história da filosofia política, situado após a reapropriação das categorias do pensamento aristotélico e sua síntese com a teologia no século XIII e após a renovatio dos estudos do direito romano em Bolonha desde o século XII, na passagem do pensamento político tardo-medieval ao início do pensamento político renascentista e moderno, nossa investigação se volta para a obra Monarchia de Dante Alighieri, escrita em latim entre 1311 e 1313. Nesta, o filósofo Dante defendeu a submissão do conjunto do gênero humano a uma Monarquia universal, responsável por conduzir os homens à felicidade terrestre baseada nos ensinamentos dos filósofos, enquanto à Igreja caberia o papel de guia dos homens à felicidade celeste. Dois poderes, portanto, estabelecidos pela Divina Providência para remediar a situação dos homens e lhes permitir alcançar seus dois fins últimos (duo ultima), a beatitude nesta vida e no além-mundo. Importa-nos, sobretudo, realizar uma leitura interna do tratado e investigar como Dante constrói seus argumentos, cria novos conceitos e opera apropriações e rupturas com relação ao pensamento filosófico, jurídico e teológico do seu tempo, o que nos permite afirmar, com Étienne Gilson, que - se por um lado, seria inapropriado conceber o pensamento de Dante de modo a negligenciar seu caráter eminentemente cristão - o seu dualismo (com vistas, sempre, a um acordo harmônico) entre as ordens da Monarquia e da Igreja, Filosofia e Teologia, não se coaduna com nenhum outro pensamento do aristotelismo cristão de sua época, e aponta, como destaca Claude Lefort, para uma revaloração da filosofia voltada à "ação" e à política no princípio do século XIV.
Título en inglés
The Monarchia treatise and Dante's political philosophy
Palabras clave en inglés
Dante
Empire
Monarchy
Philosophy of Law
Political Philosophy
Resumen en inglés
Aiming to understand an important chapter in the history of political philosophy, located after the reappropriation of the categories of Aristotelian thought and their synthesis with theology in the thirteenth century and the renovation of studies of Roman law in Bologna since the twelfth century, as well as in the passage of late-medieval to the beginning of Renaissance and modern political thought, our investigation turns to the treatise Monarchia by Dante Alighieri, written in Latin between 1311 and 1313. In it, the philosopher Dante defended the submission of the human race as a whole to an universal Monarchy, responsible for leading men to earthly happiness based on the teachings of philosophers, while the Church would have the role of guiding men to heavenly happiness. Two powers, therefore, established by Divine Providence to remedy the situation of men and enable them to reach their two ultimate ends (duo ultima), beatitude in this life and in the afterlife. Above all, we will carry out an internal reading of the treatise and investigate how Dante builds his arguments, creates new concepts and operates appropriations and ruptures in relation to the philosophical, legal and theological thought of his time, which allows us to affirm, with Étienne Gilson, that - if on the one hand, it would be inappropriate to conceive Dante's thought in such a way as to neglect its eminently Christian character - its dualism (intended, always, to achieve a harmonious agreement) between the orders of the Monarchy and the Church, Philosophy and Theology, cannot be compared with any other Christian Aristotelian thought of his time, and indicates, as Claude Lefort points out, a revaluation of philosophy focused on "action" and politics at the beginning of the fourteenth century.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.