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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-15022021-133930
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Ferraci Martone
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Tolle, Oliver (Presidente)
Brandão, Eduardo
Fabbianelli, Faustino
Hirata, Celí
Radrizzani, Yves
Título em português
Friedrich Heinrich Jacobi: a história natural da filosofia especulativa
Palavras-chave em português
Causalidade
Crença
Friedrich Heinrich Jacobi
Idealismo e realismo
Modo de vida
Não-saber
Resumo em português
A tese pretende apresentar a filosofia, ou melhor, a denominada não-filosofia ou não saber de Friedrich Heinrich Jacobi e, de modo mais amplo, esboçar uma resposta para a pergunta sobre o próprio significado do filosofar, partindo do pressuposto jacobiano de que filosofia viva é história, de que o modo de vida é anterior ao modo de pensar. A condição humana é inevitavelmente marcada por um hiato ou um dualismo, pois o homem não é capaz de unificar, de um lado, a existência e, de outro, o saber. Em outras palavras, a ordem do ser e do conhecer não são equivalentes, e filosofia alguma poderá encontrar essa síntese impossível (o "monossílabo criador"). Quando ela tenta unifica-los (monismo), cai no fatalismo ou niilismo: renuncia ou à existência, ou ao saber conceitual. Jacobi mostra como a solução para esse dualismo não está no interior do próprio saber, cuja tendência é sempre a unificação de mediações, mas sim no sábio não saber (wissendes Nichtwissen), isto é, na conduta pessoal ou ação moral e política na sociedade, portanto numa filosofia pessoal; não num imperativo, mas num "optativo categórico".
Título em inglês
Friedrich Heinrich Jacobi: the natural history of speculative reason
Palavras-chave em inglês
Belief
Causality
Friedrich Heinrich Jacobi
Idealism and realism
Non-knowledge
Way of life
Resumo em inglês
The thesis intends to present the philosophy, or better yet, the so-called non-philosophy or not-knowing of Friedrich Heinrich Jacobi, whilst it outlines an answer to the broader question about the meaning of philosophy itself with the help of Jacobi's conception that living philosophy is always historical, and that the way of life is prior to the way of thinking. The human condition is distinguished by a hiatus or a dualism, since men are incapable of unifying existence on the one hand, and knowledge on the other. In other words, the order of being and the order of knowledge are not equivalent. Therefore, no philosophy will ever find such impossible synthesis (the "creative monosyllable"). When philosophy tries to unify them (monism), it inevitably ends up in fatalism or nihilism: renouncing either the existence or the conceptual knowledge. Jacobi reveals that the solution to this dualism is not inside knowledge itself, whose tendency is always to unify mediations, but rather in a wise ignorance (wissendes Nichtwissen), namely in the personal conduct or the concrete moral and political action in society, hence in a personal philosophy; not in an categorical imperative, but rather in a "categorial optative".
 
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Data de Publicação
2021-02-15
 
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