• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-14072020-203743
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Matos, Luiz Fernando Batista Franklin de (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Galé, Pedro Fernandes
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho
Título em português
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético
Palavras-chave em português
Autocontrole
Comediante
Diderot
Efeito de distanciamento
Estética
Paradoxo
Representação
Sensibilidade
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os aspectos centrais do ator e do teatro, segundo Diderot, do século XVIII, bem como o ator na concepção de Bertolt Brecht no século XX. No primeiro caso, somos levados à compreensão do modelo de representação teatral apontado por Diderot em seu Paradoxo sobre o comediante, no segundo, temos a possibilidade de verificar como o cerne da discussão contido no referido opúsculo repercutiu na cena germânica do século XX no Berliner Ensemble, sobretudo no que diz respeito ao "efeito de distanciamento" criado por Brecht.
Título em inglês
The Stage of Enlightenment: from Bourgeois Drama to Dialectical Theatre
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Comedien
Diderot
Distanciation effect
Paradox
Representation
Self-control
Sensibility
Resumo em inglês
The present work aims to show the central aspects of the actor and his theatre, according to Diderot, of the eighteenth century, as well the actor in the conception of Bertolt Brecht in the twentieth century. In the first case, we are led to understand the Diderot's model of theatrical representation in his Paradox of Comedian, in the second, we have the possibility to verify how the core of the discussion contained in this booklet had repercussions on the German scene of the 20th century in the Berliner Ensemble, especially with regard to the "distancing effect" created by Brecht.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-07-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.