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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-14062012-164539
Documento
Autor
Nome completo
Cátia Cristina Benevenuto de Almeida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Santiago, Homero Silveira (Presidente)
Oliva, Luís César Guimarães
Paula, Marcos Ferreira de
Título em português
As marcas corporais e a superstição em Espinosa
Palavras-chave em português
corpos
marcas corporais
relações
superstição
Resumo em português
Esta pesquisa destina-se ao estudo das marcas corporais deixadas das relações entre os corpos. Procuraremos refletir, sobretudo, sobre as impressões corporais que se direcionam aos dogmas, crenças e preconceitos que se traduzem em superstição. Todavia, não partiremos para uma análise exaustiva da superstição, enquanto um conjunto de crenças e rituais que estão embasados em preceitos outorgados pela exterioridade. Nossa intenção segue além dos ditames da exterioridade. Priorizamos refletir, sobretudo, acerca do corpo, ou seja, de um corpo que é naturalmente disposto, favorável em acolher e manter a superstição e suas articulações. Buscaremos ainda compreender os mecanismos que permitem que esse corpo se condicione mais facilmente aos ditames ou as regras de uma crença. Contudo, procuraremos pelas raízes da superstição e para isso nos embrenharemos no que há de mais profundo na vida dos corpos.
Título em francês
Les marques du corps et de la superstition chez Espinosa
Palavras-chave em francês
corps
marques corporelles
relations
superstition
Resumo em francês
Cette recherche se destine à l'étude des marques corporelles laissées des relations entre les corps. Nous chercherons à réfléchir, surtout sur les impressions du corps qui sont dirigés vers les dogmes, les préjugés et les croyances qui se traduisent dans la superstition. Toutefois, nous ne partirons pas pour une analyse exhaustive de la superstition, comme un ensemble de croyances et de rituels qui sont ancrés dans les préceptes accordée par externals. Notre intention va au-delà des exigences de l'externalité. Prioriser reflètent, avant tout, sur le corps, c'est à dire, un corps qui est naturellement disposé, accueillir favorablement et de maintenir la superstition et leurs articulations. Nous chercherons à mieux comprendre les mécanismes qui permettent au corps à l'état plus facilement aux diktats ou les règles d'une croyance. Cependant, nous allons rechercher les racines de la superstition et vers lequel nous vautrer dans ce qui est plus profonde dans la vie des corps.
 
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Data de Publicação
2012-06-14
 
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