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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-13092012-110401
Documento
Autor
Nome completo
Ulisses Razzante Vaccari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Werle, Marco Aurélio (Presidente)
Cecchinato, Giorgia
Keinert, Maurício Cardoso
Suzuki, Marcio
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título em português
A via excêntrica: Hölderlin e o projeto de uma nova estética
Palavras-chave em português
Determinação-recíproca
Filosofia
Imaginação
Poesia
Via excêntrica
Resumo em português
A presente tese procura expor as linhas gerais do projeto estético de Hölderlin, tal como ele procurou realizá-lo entre 1793 e 1797. Anunciado em diversas cartas como uma tentativa de encontrar o princípio esclarecedor das oposições do espírito, tais como natureza e liberdade, sujeito e objeto, eu e não-eu, esse projeto estético toma por base a relação entre filosofia e poesia tal como a estabeleceu Kant na Crítica da Faculdade de Julgar, em especial na seção em que trata das ideias estéticas, da imaginação produtiva e do gênio, bem como aquela estabelecedia por Schiller em Sobre graça e dignidade, na medida em que este último procura fundar uma estética objetiva a partir dos esforços iniciados por Kant nesse mesmo sentido. Mas é principalmente ao entrar em contato com a filosofia da Doutrina-da-ciência, de Fichte, que Hölderlin vislumbra todo o potencial dessa relação entre filosofia e poesia. Em sua obra, afinal, Fichte atribui à imaginação criadora um papel ainda mais importante do que Kant, na medida em que, para aquele, a imaginação constitui a origem das separações encontradas no eu. O fato, porém, de que Hölderlin não realiza sua anunciada estética na forma teórica não impede de vê-la executada poeticamente em seu romance de formação Hipérion ou o eremita na Grécia. Assim como o filósofo da Doutrina-da-ciência reduz as oposições encontradas no eu à imaginação por meio do método da determinação recíproca, também Hipérion, na medida em que realiza a passagem da natureza para o âmbito da liberdade e da poesia, é capaz de unificar as oposições próprias da via excêntrica.
Título em inglês
The eccentric path: Hölderlin and the project for a new aeshtetics
Palavras-chave em inglês
Eccentric via
Imagination
Philosophy
Poetry
Reciprocal determination
Resumo em inglês
This thesis is intended to render an outline of the aesthetic project Hölderlin sought to carry out between 1793 and 1797. His aesthetic project, which in a number of letters he addressed as an attempt to find the principle enlightening such oppositions of spirit as nature and freedom, subject and object, self and not-self, is based upon the philosophy-poetry relationship as established by Kant in the Kritik der Urteilskraft, especially in the section dealing with aesthetic ideas, productive imagination, and genius, as well as the one Schiller establishes in Über Anmut und Würde to the extent he succeeds in founding an objective Aesthetics upon Kant's efforts to this effect. However, it was not before he got in touch with Fichte´s Wissenschaftslehre philosophy that Hölderlin realizes the entire potential of this philosophy-poetry relationship. After all, throughout his work Fichte assigns creative imagination a more important role than Kant does, as imagination, for the former, is the origin of the separations residing in the self. Hölderlin's failure to perform his announced Aesthetics in the form of theory, however, did not prevent him from accomplishing it poetically in his novel Hyperion or the Hermit in Greece. Just as the philosopher of the Wissenschaftslehre reduces unto imagination the oppositions in the self using the reciprocal determination method, Hyperion is also capable of unifying the oppositions pertaining to the eccentric path as it leads from nature into the realm of freedom and poetry.
 
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Data de Publicação
2012-09-13
 
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