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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2018.tde-11072018-142421
Document
Auteur
Nom complet
Flávio Azevedo Reis
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Terra, Ricardo Ribeiro (Président)
Araujo, Luiz Bernardo Leite
Frateschi, Yara Adario
Silveira, Denis Coitinho
Werle, Denilson Luis
Titre en portugais
Liberalismo e bem: construtivismo, razão pública e pluralismo ético na filosofia de Jonh Rawls
Mots-clés en portugais
Construtivismo
Deontologia
John Rawls
Liberalismo político
Razão Pública
Resumé en portugais
A tese examina a relação entre justiça e bem nos trabalhos tardios de John Rawls e, em especial, no livro O Liberalismo Político (1991). É argumentado que as mudanças nos trabalhos tardios de Rawls podem ser compreendidas como resultado de uma reorientação em seu pensamento. Rawls redesenhou alguns aspectos de sua filosofia para que ela cumpra um conjunto específico de papéis na cultura política pública das sociedades democráticas. Apesar das mudanças, os trabalhos tardios carregam consigo uma estrutura da relação entre justiça e bem que possui implicações importantes sobre o modo como os cidadãos, ao aceitar princípios políticos liberais, concebem suas doutrinas religiosas, filosóficas e morais a respeito do bem. A tese examina, portanto, como essas mudanças podem ser explicadas como resultado de uma reorientação que carrega consigo consequências relevantes para a relação entre justiça e bem.
Titre en anglais
Liberalism and good: construtivism, public reason and ethical pluralism in John Rawls' philosophy
Mots-clés en anglais
Construtivism
Deontology
John Rawls
Political liberalism
Public reason
Resumé en anglais
This thesis examines the relationship between justice and good in the late works of John Rawls and, especially, in the book Political Liberalism (1991). It is argued that the changes in Rawls' late work can be understood as as a result of a reorientation in his thinking. Rawls has redesigned some aspects of his philosophy so that it fulfills a specific set of roles in the public political culture of democratic societies. Despite the changes, late work carries with it a structure of the relationship between justice and well which has important implications for the way in which citizens, in accepting liberal political principles, conceive of their religious, philosophical and moral doctrines of good. The thesis examines, therefore, how these changes can be explained as a result of a reorientation that carries with it relevant consequences for the relationship between justice and good.
 
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Date de Publication
2018-07-11
 
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